Jacky e Giorgi Lucas marcaram na vitória do Cerro Largo. Foto: Genaro Caetano

Cerro estreia com grande vitória sobre o Horizontina pela Taça Farroupilha

A estreia na Taça Farroupilha/Região Noroeste foi de vitória para o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker. Em partida disputada no sábado, 25 de março, o Cerro venceu o Horizontina Futsal por 5×1, conquistando seus primeiros pontos neste torneio, do qual é o atual campeão.

O próximo embate do Leão Missioneiro será fora de casa, em Giruá, no sábado, 1º de abril. A equipe do Giruá teve um jogo difícil na primeira rodada, conquistando um importante empate contra o Santa Rosa Futsal por 2×2, lembrando que, assim como o Horizontina, o Santa Rosa também é uma equipe de Série A. Já o Cerro e o Giruá disputam o Gauchão Série B neste ano.

O jogo

Antes do início da partida, o elenco do Cerro Largo manifestou seu repúdio ao racismo, vestindo camisetas que remetiam à importância de dizer “não” a esta prática. Passando para a disputa dentro de quadra, o time do Cerro tinha como titulares o goleiro Jacky, fixo Thauan, alas Giorgi Lucas e Deivid Brazeiro e pivô Denilson. Pierre, que vinha iniciando como titular, cumpriu suspensão, ainda devido a uma questão da temporada passada.

O Cerro também estava sem os atletas Rodrigo Brazeiro e o goleiro Borga, estes dispensados recentemente, por questões que envolveram disciplina e que, em decisão conjunta da comissão técnica e diretoria, acabou resultando na dispensa dos mesmos. Vivendo também um momento de ajustes no elenco, principalmente depois dos resultados da Supertaça Farroupilha, o Horizontina veio sem os jogadores Muskito e Pedro Torres, dispensados.

Com paciência, o time do Cerro foi sentindo o clima da partida, encarando um adversário disposto a marcar e atacar. Aos 2min, em ofensiva com o jogador Maninho, a marcação do Cerro Largo tentou tirar, mas a bola rebateu em Teves, voltando para Maninho, que chutou, mas Jacky já estava na frente dele e fez a parede, salvando o time da casa de levar o primeiro gol.

A primeira finalização a gol do Cerro veio com 3min26seg. Giorgi Lucas tirou a marcação e clareou para o chute, defendido pelo goleiro Ramon. Com a marcação afiada do Horizontina, o primeiro gol saiu de forma até arriscada: no passe de Deivid, os visitantes ficaram perto de puxar o contra-ataque, mas Giorgi Lucas chegou na hora exata e tocou de primeira, achando Thauan livre, na cara de Ramon. Ramon ainda saiu para tentar defender, mas Thauan tocou entre as pernas do goleiro, abrindo o marcador aos 5min55seg.

Jacky salvou o Cerro mais uma vez quando, em lance de ataque, Deivid perdeu a bola para a marcação, inclusive sendo puxado pela camisa. A falta não foi assinalada e, no contra-ataque, Teves carregou e chutou rasteiro, com Jacky fazendo grande defesa com um dos pés. O lance gerou um empurra-empurra na área do Cerro, porém, cessado o problema, com bola rolando, o time da casa marcou mais um: Giorgi Lucas tocou para Rafinha no pivô. Rafinha segurou e deixou na medida para Giorgi chegar em velocidade e mandar uma bomba indefensável para Ramon: 2×0, aos 13min21seg!

Buscando um diferencial na partida, o técnico Adão Vilanova colocou Teves no jogo como goleiro linha, mas a estratégia durou pouco tempo. Aos 15min52seg saiu mais um gol do Cerro. Em jogada pela ala direita, Thauan recebeu passe curto de lateral e passou por dois marcadores. Chegando perto da linha de fundo, ele cruzou e Enzo, no segundo pau, escorou para o gol. Jacky também seguiu com ótimo aproveitamento nas ações defensivas e saiu bem mais uma vez nos minutos finais, bloqueando o chute de Ricardo, que recebeu em condição de finalizar na entrada da área. Foi apenas faltando 55 segundos que os visitantes conseguiram o gol. De costas para a marcação, Jean fez a parede e acompanhou a bola até finalizar de frente para Jacky, descontando para o Horizontina.

Segundo tempo

O Horizontina teve boa chance de encostar no marcador logo no início da etapa complementar. Aos 2min49seg, Maninho chutou rasteiro e Teves, de costas para Jacky, desviou levemente com o calcanhar. A bola subiu, mas Jacky estava logo atrás de Teves e defendeu com o rosto aquele que seria um belo gol do pivô do time visitante.  

Controlando bem o jogo, o Leão Missioneiro chegou bem aos 7min48seg. Na cobrança de falta, Thauan finalizou direto e Ramon defendeu.  Com 9min05seg, em bola roubada na quadra de defesa do Horizontina, Peixoto dominou e chutou rasteiro, para mais uma grande defesa de Ramon. Restando 6min para o final do jogo, Teves recebeu do escanteio e chutou, acertando a trave direita de Jacky.

Para coroar a grande noite, o Cerro presenteou sua torcida com mais dois gols. Quando restavam 5min43seg, em cobrança de falta, Thauan chutou direto e marcou mais um. Placar de 4×1 no Roque Nedel! Com Viana como goleiro linha, o Horizontina partiu para pressionar, mas o Cerro fechou a goleada com Jacky. Ele, que já havia feito duas defesas sensacionais na jogada de goleiro linha do adversário, chutou da sua área, a bola pegou em Patrick e entrou, restando 3min21 para o fim do jogo. Placar final: 5×1.        

FONTE: Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker