UFSM estreia na Série Prata Feminina com o pé direito

Não poderia ter sido melhor, a primeira aparição da equipe feminina da UFSM no Estadual de Futsal. Ao vencer as duas partidas deste domingo (4×1 contra a AATF e 3×0 contra o Barcelona) em Arroio do Tigre, a equipe comandada por Igor Barbosa garantiu a classificação direta para as semifinais do campeonato. Além da Federal, a IFSul-CAVG/Malgi (1ª colocada do Grupo A) e a AATF (melhor segunda colocada) também garantiram vaga para a etapa decisiva. Na semifinal, a adversária da Federal será a equipe que ficar em primeiro lugar na repescagem (Palestina, Riograndense ou Barcelona).

Jogaram Elizabeth, Kelin, Maria, Raquel, Delevati, Vitória, Karla, Kariza, Fabíola, Emely, Barbara, Andressa, Amélia e Aline.

Hoje a UFSM entra em quadra novamente. O desafio será contra o Real Merengue, que estreia no torneio, em confronto válido pela 2ª rodada da Superliga SM Pro. O jogo começa às 19h30min. Na primeira rodada, a Federal venceu a MAF, de virada. Ontem o Dallas venceu o Audax por 11×1 e o Peñarol venceu o Pumas por 3×0.

UFSM 4×1 AATF (Arroio do Tigre)

Sem deixar a ansiedade da estreia afetar o desempenho, a UFSM entrou em quadra para encarar justamente a equipe da casa no primeiro jogo oficial pelo Estadual. A concentração da equipe ficou evidente ao aproveitar as roubadas de bola para pegar a defesa da AATF desprevenida. Foi assim, após passe errado das adversárias, que surgiu o primeiro gol. Maria avançou em um contra-ataque de três contra uma e Delevati tocou na saída da goleira: UFSM 1×0. Logo depois, Maria roubou a bola e avançou pela ala esquerda, acertando um chute cruzado para ampliar: UFSM 2×0. Ainda no primeiro tempo, Yasmin descontou.

Na etapa complementar, a AATF poderia ter empatado, mas parou na trave defendida por Elizabeth. Na sequência, Delevati recebeu na posição de pivô, entrou na área e marcou mais um: UFSM 3×1. Pouco depois, Raquel infiltrou pelo meio e recebeu passe de Delevati. De frente para o gol, Raquel só precisou tocar no canto da goleira e comemorar o quarto gol. Placar final: UFSM 4×1 AATF.

UFSM 3×0 Barcelona (Candiota)

Na segunda partida, a UFSM suportou a pressão inicial do Barcelona, que precisava da vitória, já que havia sido derrotado pela AATF na partida anterior. A partir da metade do primeiro tempo, o controle da partida foi tomado pelo time universitário, que criou inúmeras chances de gol. O primeiro saiu após Bárbara fazer jogada na ala esquerda. Ela tocou para o meio, encontrando Maria, que desviou para o gol: UFSM 1×0.

Na segunda etapa, a Federal mostrou solidez defensiva, não deixando as adversárias chegarem com perigo na quadra de ataque, e aproveitou os erros do adversário para ampliar. Em um contra-ataque, Maria tabelou com Delevati, recebeu na frente e, quando estava de frente para a goleira, devolveu para a pivô, que só precisou completar para a rede: UFSM 2×0. Perto do fim, Kelin cobrou escanteio e a defesa errou. A bola sobrou para Kariza, que só precisou tocar na direção do gol: UFSM 3×0. O Barcelona ainda poderia ter descontado, mas a conclusão parou na trave, em uma das poucas chances do time de Candiota. Placar final: UFSM 3×0 Barcelona.

FONTE: Assessoria de imprensa/Saul Elias Pranke