FOTO: Staff Images / CONMEBOL

Sarmiento classifica a Argentina para a final da Copa América

Brasil e Argentina reeditaram a semifinal da última Copa do Mundo de Futsal, desta vez em jogo válido pela semifinal da Copa América, disputada no Paraguai. O jogo foi tenso do começo ao fim, com várias reviravoltas e definido somente nas cobranças de pênaltis, depois do empate em 03 a 03.

Nas cobranças, brilhou a estrela do goleiro argentino Nico Sarmiento que levou sua equipe para a final, vencendo as penalidades por 02 a 01.

O JOGO

Como qualquer jogo envolvendo estas duas equipes, a partida começou com a tradicional tensão dentro de quadra. As primeiras ações do jogo foram no setor ofensivo do Brasil. Porém, a Argentina abriu o placar, aos 6 minutos de jogo, depois de um bate-rebate dentro da área que terminou com o gol de Borruto. Aos 10 minutos, o Brasil empatou o jogo com um pênalti convertido pelo pivô Ferrão.

A Argentina seguiu pressionando, mas a seleção brasileira voltou a equilibrar as ações, com chances de gol para ambos os lados. Apesar das tentativas, o placar da primeira etapa terminou empatado.

Mesmo com o clima de tensão persistindo, o segundo tempo iniciou com um ritmo um pouco mais lento, sem nenhum dos dois times criar grandes oportunidades. Até que aos 06 minutos, Matheus cobrou uma falta direto para o gol, surpreendendo o goleiro argentino e virando o placar do jogo. Não demorou muito para a resposta da Argentina com um belo chute de Claudino.

Faltando pouco mais de 7 minutos, o Brasil cometeu a quinta falta e precisou tomar mais cautela no seu sistema defensivo. Logo em seguida, uma finalização de longe obrigou o Guitta a defender fora da área. Além de ter sido expulso, o lance rendeu um tiro livre direto para a Argentina, convertido por Cuzzolino

Não demorou muito para a resposta do Brasil com Marcênio que cobrou um escanteio em cima do jogador argentino, enganando o goleiro Sarmiento. Depois disso, as duas seleções redobraram os cuidados e não marcaram mais gols, levando a definição para a prorrogação.  

No tempo extra, faltando 01 minuto e meio para o intervalo, o Brasil teve um tiro livre, cobrado por Ferrão, que acabou sendo defendido por Sarmiento. A Argentina teve, pelo menos duas chances de marcar, mas esbarraram no goleiro Roncaglio. Faltando 3 minutos para o final, a Argentina passou a jogar com goleiro-linha. Apesar da pressão, ninguém marcou, e a decisão foi para os pênaltis.

Nas cobranças, os goleiros brilharam, mas o argentino Sarmiento se deu melhor e levou a sua seleção para a final da Copa América, vencendo por 02 a 01.

A FINAL

O jogo decisivo da Copa América de Futsal será disputado já neste domingo, dia 06, a partir das 17h. A Argentina terá pela frente o Paraguai, que eliminou a Colômbia.