Ministério do Esporte questiona COB sobre exclusão do futsal dos Jogos da Juventude

Após tomar conhecimento da exclusão do futsal dos Jogos da Juventude de 2023, a ministra do Esporte, Ana Moser, oficiou o Comitê Olímpico do Brasil (COB) pedindo informações sobre a decisão da entidade.

“A notícia da decisão unilateral do COB chegou a este Ministério por meio de manifestações de terceiros em redes sociais, o que não consideramos a forma adequada para a comunicação de fato de tamanha relevância”, destacou a ministra no documento enviado ao COB. Ana Moser manifestou, ainda, o posicionamento contrário à tomada de decisão.

O Ministério do Esporte informou que tem recebido em suas redes sociais grande número de manifestações contrárias à medida e pediu que os membros do COB se sensibilizem em relação aos protestos dos atletas e dos atores sociais. O ofício ressalta a necessidade de diálogo entre o COB e o Ministério do Esporte, visto que uma competição de tamanha importância se reveste de interesse público e não pode ser considerada meramente um evento privado.

No texto do documento enviado ao COB, a ministra Ana Moser alerta que a medida representará grande prejuízo ao esporte juvenil em todo o Brasil, visto que o futsal é modalidade amplamente praticada nas escolas, envolvendo enorme número de praticantes, professores e programas esportivos escolares. “Ressaltamos que o futsal esteve no programa dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e está no programa dos Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026”, argumentou a ministra.

“Consideramos a exclusão dessa modalidade do programa dos Jogos da Juventude 2023 injustificável sob qualquer ponto de vista e solicitamos ao Comitê Olímpico do Brasil informar oficialmente a este Ministério os critérios adotados e a fundamentação da decisão de exclusão do futsal dos Jogos da Juventude 2023.”

FONTE: Assessoria de Comunicação – ME