Futsal: quais são os benefícios de praticar este esporte

Praticar esportes é, sem dúvidas, uma das melhores formas de impactar positivamente em nossa saúde, não apenas no plano do corporal, mas também no que tem a ver com aspectos emocionais, psíquicos e psicossociais.

Não é nenhum segredo que no Brasil o futebol é um dos esportes favoritos do povo, pois, além de torcer por algum time local, são muitas as pessoas que decidem praticá-lo. No entanto, há ocasiões nas quais jogar bola ao ar livre não é possível. Quando isto acontece, o futsal é a solução.

Se você gosta de fazer apostas online de futebol e quer saber mais sobre as vantagens de praticar esta modalidade de jogo que foi criada nos primeiros anos do século 20, não pode se perder neste artigo.

Como surgiu o futsal?

O futebol de salão foi inventado em 1930 por Juan Carlos Ceriani, um professor de educação física argentino radicado no Uruguai. Nesse mesmo ano, este país organizou e ganhou a primeira Copa do Mundo de futsal, contribuindo à sua popularização no resto do continente americano.

No ano de 1965 foi criada a Confederação Sulamericana de Futebol de Salão, a primeira instituição relacionada com este esporte. Seis anos mais tarde, em 1971 na cidade de São Paulo, surgiu a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA). A partir desse momento, sua expansão não se deteve.

Futebol de salão, uma esporte que traz muitos benefícios

Assim como acontece com outros tipos de esportes, o futsal também oferece diversas vantagens para todos aqueles que decidem praticá-lo. Vamos conhecer alguns deles.

Melhora a condição física

O futebol de salão requer preparação por parte dos participantes, que além de correr durante a duração dos encontros, devem treinar para estar em um bom estado corporal.

Por tanto, trata-se de uma disciplina que melhora o funcionamento do sistema cardiovascular e a resistência respiratória, ajuda a oxigenar o sangue e também melhora a coordenação motora e fortalece os músculos.

Ajuda a controlar o peso

Assim como acontece com o jogo de bola tradicional, os esportistas que praticam futebol de salão têm que correr, pular, chutar e perseguir adversários.

Estes movimentos, junto com o treino necessário para chegar em boas condições aos encontros, ajudam a reduzir o risco de obesidade e a controlar o peso corporal.

Melhora a técnica futebolística

O futebol de salão ajuda a desenvolver uma técnica precisa e um alto nível de controle sobre a bola, por causa do espaço reduzido da quadra, que obriga a prestar atenção constante às linhas laterais, e da pressão contínua por parte dos oponentes durante os encontros.

Fomenta as habilidades sociais

Dado que é um esporte que se pratica em equipe, o futebol de salão contribui ao desenvolvimento do sentido de pertinência a um grupo, fomentando o companheirismo e a resolução coletiva de conflitos e desafios.

Ao mesmo tempo, este esporte é ideal para entender a importância de trabalhar em equipe e de se adaptar às mudanças.

Ajuda a diminuir o estresse

Praticar esporte afasta as preocupações cotidianas e alivia os níveis de estresse, diminuindo as probabilidades de sofrer crises de ansiedade ou depressão.