Após cinco meses e meio de 1ª Fase (com uma enchente no meio), a fase eliminatória da Série Ouro 2024 inicia nesta semana. E a Federal entra em quadra amanhã, em Manoel Viana, a partir das 20h, para o seu primeiro compromisso na fase de Oitavas-de-Final. A adversária será a AFA, de São Francisco de Assis, que foi a quinta colocada na Chave B, mesma chave em que a UFSM terminou na segunda colocação.
“Temos uma expectativa bem alta, pois temos qualidade e capacidade de ir lá e fazer um bom jogo”, afirma o ala/pivô Lorenzo, que tem ganhado oportunidades nos últimos jogos do campeonato. Como as duas equipes já se conhecem e podem neutralizar o que a outra já fazia, o jogador enfatiza que é necessário ter pé no chão e cabeça fria. “Agora é mata-mata e não vai ser fácil. Eles também têm qualidade, jogam bem, jogam firme”, acrescentou ele.
Lorenzo, que tem apenas 18 anos e integrou o elenco Sub-20 da Federal em 2022 (vice-campeão estadual), também comenta sobre o crescimento e amadurecimento que está tendo ao jogar a Série Ouro e ao enfrentar equipes de ponta, como foi o caso do último jogo contra o Atlântico:
– É muito importante para mim treinar com o adulto e jogar a Série Ouro é outro tipo de experiência. Ao enfrentar equipes como o Atlântico, acabamos evoluindo muito mais rápido. Uma coisa é ver de fora. Outra é jogar contra eles, ver as questões técnicas de dentro da quadra.
Agora, junto com outros atletas jovens do elenco da Federal, Lorenzo acrescentará ao currículo jogar uma fase de mata-mata da “maior Série Ouro de todos os tempos”, como a competição é chamada pela Federação. A UFSM entra nesta fase do campeonato procurando manter a escrita de sempre chegar, ao menos, na fase de Quartas-de-final (etapa alcançada em 2019, 2021 e 2023; em 2022 a equipe conseguiu chegar na Semifinal).
FONTE: Assessoria de imprensa/Saul Elias Pranke