A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com a CONMEBOL Evolución, realizou entre os dias 1º e 3 de outubro, em Curitiba (PR), mais uma etapa do projeto de capacitação voltado ao desenvolvimento do futsal. O seminário ocorreu no Trieste Stadium e reuniu 34 profissionais que atuam na modalidade, desde as categorias de base até as equipes adultas.
Profissionais de diferentes áreas do futsal
Entre os participantes, oito eram treinadores vinculados às equipes de futsal da Prefeitura de Curitiba e de suas regionais. Os demais profissionais trabalhavam nas categorias de base e nas equipes adultas de clubes registrados na Federação Paranaense de Futebol de Salão.
A capacitação foi conduzida pelos instrutores da CONMEBOL Eduardo Morruga, campeão mundial de futebol de salão em 1985 e sul-americano em 1983 e 1986, e Wilton Santana, ex-treinador da Seleção Brasileira e profissional com experiência na formação de treinadores.
Atividades teóricas e práticas
A programação combinou conteúdos teóricos com atividades práticas em quadra, aproximando os conceitos apresentados durante o seminário das situações encontradas no cotidiano dos treinamentos.
As práticas envolveram equipes de diferentes categorias. Na quinta-feira (1º), participaram atletas do Sub-14 do NB Esportes. Na sexta-feira (2), as atividades foram realizadas com o Sub-15 do Araucárias. Já no sábado (3), o trabalho contou com as equipes Sub-15 e Sub-11 do Clube Curitibano.
Segundo a CBF, a participação de diferentes equipes e faixas etárias permitiu aos profissionais observar variados contextos de treinamento e situações práticas, ampliando as possibilidades de aplicação dos conteúdos trabalhados durante o seminário.
Esta foi a sexta capacitação promovida pela CBF em parceria com a CONMEBOL Evolución em 2026, dentro da iniciativa de formação e aprimoramento dos profissionais do futsal.
