Quase 500 árbitros participam de reciclagem da Liga Gaúcha

Está em andamento, até o dia 23 de maio, de forma virtual, a Pré-Temporada da Arbitragem da Liga Gaúcha de Futsal. Ao todo, são seis datas com uma duração média diária de três horas. Os eventos envolverão diversas palestras, treinamento de sistema, padronizações da arbitragem, workshop sobre regras, em que o foco principal será deixar todos os participantes ligados quanto as adaptações da rotina dos árbitros e outros assuntos pertinentes.

O evento é realizado todos anos antes do início das competições. Neste ano de 2021, a Pré-Temporada bateu um recorde: são 459 inscritos, distribuídos em sete regiões do estado. O número torna o quadro de arbitragem da LGF como o maior de uma entidade do Futsal no Brasil.

Segundo o diretor da Comissão de Arbitragem, Luis Fernando Feijó Junior, a evolução do evento não é somente em quantidade, mas principalmente um ganho em qualidade, obtendo uma equipe de árbitros de alta performance. “O Rio Grande do Sul sempre foi uma referência nacional em qualidade, e agora, é possível elevar este nível unindo a experiência de grandes nomes da arbitragem mundial com uma nova safra de árbitros, para uma promissora renovação.”

Mas, ainda de acordo com Feijó, o maior desafio será recuperar a forma ideal, após meses sem atuar, já que, ao contrário dos atletas, os árbitros não conseguem treinar. “Por mais que se preocupem em estudar, aprofundar conhecimento de regras e cuidar do condicionamento físico, o ritmo que as grandes partidas exigem só virá com a sequência de jogos”, ressaltou o diretor.