UFSM vence a atual campeã estadual 

Não há outro adjetivo, além de histórico, para definir a grande vitória da Federal neste sábado, na abertura da Série Ouro 2024. Por diversos motivos, este triunfo entra no rol das grandes partidas da curta trajetória da equipe. Ao enfrentar um clube com tanta tradição como a Sercesa e que carrega no peito o escudo de campeã do último estadual, a UFSM passou por maus bocados na primeira etapa, mas conseguiu reverter uma desvantagem de três gols, para vencer por 4×3 e iniciar o campeonato com o pé direito.

Não fosse a atuação do goleiro Edinho, a Federal poderia ter ido para o vestiário com uma desvantagem maior que o 2×0. Na volta do intervalo, a Sercesa ampliou, mas a equipe de Santa Maria respondeu logo depois, com o gol de Guto. Quatro minutos depois, a partida estava empatada e um jogo que estava controlado pelos donos da casa, se tornou um confronto aberto. No minuto final, a UFSM ainda chegou ao gol da vitória, dando contornos épicos à jornada.

Eleito o melhor jogador da UFSM em quadra, o fixo Fabio Escobar fez uma atuação segura e comandou os companheiros dentro de quadra com sua liderança. Ele afirmou ser muito importante começar com os três pontos, pois a Série Ouro é uma competição muito forte. “Ganhar do atual campeão tem um gosto muito vitorioso. Voltamos para o segundo tempo com outra mentalidade. Esse grupo treina forte, não desistiu em nenhum momento e buscou o 4×3”, acrescentou. 

O técnico Gabriel Pranke ressaltou o feito alcançado pelo seu time na noite chuvosa de ontem:

– É um resultado histórico. Não temos ainda a real dimensão disso. Estudamos o time deles e estamos trabalhando bastante para fazer um bom Estadual. Vencer o atual campeão estadual fora de casa, numa estreia, é algo extremamente significativo. Estou extremamente emocionado e feliz pelo que fizemos aqui hoje.

Segundo Pranke, “o futsal é apaixonante por causa disso. Levamos de aprendizado esta noite que não podemos desistir nunca, mesmo estando frente a uma equipe bastante qualificada”. Sobre a atuação, ele comentou que, no primeiro tempo, a equipe teve muitas dificuldades e, no segundo, conseguiu colocar a ideia de jogo e com isso alcançou a virada. 

Com o resultado, a Universidade divide a liderança do Grupo B com Atlântico e AFA, que também venceram ontem. No critério de saldo de gols, a UFSM é a terceira colocada. E já no próximo sábado, dia 20, a Federal recebe o SER Triunfo, que folgou nesta rodada. O jogo será no ginásio da Escola Medianeira. Informações sobre ingressos serão divulgados no início desta semana.

FONTE: Assessoria de imprensa/Saul Elias Pranke