UFSM sofre novo revés e está fora da Série Ouro

A noite deste sábado marcou a despedida da UFSM na Série Ouro 2023. Na longínqua Fortaleza dos Valos, local escolhido pela SER Santiago para sediar o confronto (o ginásio municipal de Santiago estava cedido para outro evento), a Federal precisava vencer duas vezes (no tempo normal e na prorrogação), mas foi superada pela equipe mandante por 8×4. Na semifinal, os santiaguenses enfrentarão o vencedor do confronto entre ABF e BGF/AAPF, que jogam a partida de volta no dia 28 deste mês.

A Federal até iniciou bem a partida, criando algumas oportunidades e equilibrando o confronto nos primeiros cinco minutos, mas a qualidade da equipe de Santiago foi preponderante, com alto aproveitamento das chances criadas. Pesou também a falta de critério da arbitragem após a quinta falta do time mandante no primeiro tempo, ignorando três faltas que gerariam tiros livres sem barreira para a Federal. Uma dessas faltas não marcadas resultou num contra-ataque, que originou o quarto gol sofrido pela equipe de Santa Maria.

O técnico Gabriel Pranke elogiou o time adversário, afirmando que a SER Santiago marcou muito bem e soube ler as coisas que a Federal tentava fazer. “Não conseguimos encaixar a marcação no primeiro tempo, sofremos alguns gols bobos e isso custou caro na partida de hoje. Precisamos tentar entender o que aconteceu hoje e crescer com isso”, analisou ele. Sobre a temporada 2023, ele comentou:

– Já esperávamos que seria uma temporada mais difícil que a do ano passado. Acreditamos e apostamos no trabalho que estamos fazendo. Não é essa eliminação que não vai deixar a gente seguir nesse trabalho. 

A Federal terminou a competição na sétima colocação geral. Foram cinco vitórias, três empates e seis derrotas, contando as duas partidas da fase mata-mata. A equipe marcou 47 gols na competição (sendo 17 do ala Tito, artilheiro da competição até o momento) e sofreu 48. 

FONTE: Assessoria de imprensa/Saul Elias Pranke