Este sábado é dia especial para o futsal de Santa Maria. É o dia do clássico entre UFSM e União Independente, que ocorre na rodada deste sábado (a 9ª da fase classificatória da Série Ouro), com início marcado para as 20h. Desta vez, o jogo terá mando de quadra do time de origem santa-mariense que se transferiu para São Sepé e será realizado pela primeira vez no Ginásio Nery Bueno Lopes.
Além do ineditismo de acontecer na cidade vizinha, vários outros ingredientes tornam a partida extremamente atrativa. Ambas equipes têm feito boas campanhas e costumam figurar entre os postulantes ao título (em 2022, as duas foram eliminadas na Fase Semifinal da competição). Para o União, o fator local tem sido um ponto forte. Afinal, jogando em casa, o áureo-cerúleo venceu as três partidas que disputou. A UFSM também apresenta um bom retrospecto como visitante, com duas vitórias em três partidas realizadas (só perdeu para a Sercesa longe de Santa Maria).
Este ano, o confronto pode encaminhar novamente uma das duas equipes entre as quatro melhores da 1ª Fase, o que traz vantagens no mata-mata. Este objetivo foi renovado após a vitória da Federal no último sábado, contra o Riograndense. O ala Thales (na foto, de colete verde) a considerou muito importante e afirmou que os gols que tem marcado (já são cinco na competição, dois nos últimos dois jogos) são decorrentes do trabalho coletivo. Sobre o jogo contra o União, ele comentou:
– Clássico sempre é um jogo pegado, eles vão vir bem. Como nós vamos também, pois fizemos uma semana intensa de treinos, e estamos focados. Esperamos sair de lá com a vitória.
Atualmente, a UFSM ocupa a quinta colocação na Série Ouro. Um ponto a frente do rival, que jogou uma partida a menos até o momento. Quem vencer, pode até terminar a rodada na terceira colocação, a depender dos resultados da Sercesa e da ABF. Muito mais que os três pontos, a partida tem uma importância muito grande no fator anímico para a Federal, que pega uma sequência muito dura nesta reta final de 1ª Fase. Depois do clássico, o time viaja para Santiago (onde enfrenta a atual líder da Série Ouro), recebe BGF (atual vice-líder) e AVGF, e encerra a primeira fase em São Lourenço do Sul contra a ABF (atual quarta colocada e concorrente direta a uma vaga no G-4).
FONTE: Assessoria de imprensa/Saul Elias Pranke