UFSM conquista o vice-campeonato do Estadual Sub-20

No último sábado (17), a Federal alcançou um feito inédito: chegou à primeira final estadual da história do projeto. Após longa viagem até Sananduva, a equipe universitária superou a AVGF na semifinal, pelo placar de 4×2, com gols de Otávio (2 vezes), Garcia e Rodrigo. Na parte da tarde, a UFSM entrou em quadra para a Decisão do campeonato contra os donos da casa, o Sananduva Futsal. Com o desgaste do jogo anterior, somado a quatro desfalques em relação ao time que jogou o primeiro jogo (dois por compromissos familiares e dois por lesão), a Federal saiu derrotada e ficou com o vice-campeonato estadual.

O resultado obtido ganha ainda mais importância pelas dificuldades superadas ao longo da temporada. Com poucos jogos durante o ano, o maior desafio da comissão técnica foi manter o foco e a mobilização dos atletas. Com o adiamento da 2ª etapa, que seria realizada em novembro, o time ficou dois meses sem atuar. Para a etapa final, realizada neste fim de semana, a equipe perdeu mais alguns atletas, que já haviam agendado compromissos particulares. Assim, a equipe viajou com 11 atletas para encarar os jogos decisivos.

O técnico Felipe Super comentou sobre essas dificuldades e parabenizou sua comissão técnica e os atletas, pelo comprometimento durante a temporada e pela entrega durante os jogos de sábado. Ele analisou:

– Tivemos um prejuízo por alguns desfalques, atletas com compromissos familiares, e ainda perdemos dois atletas lesionados para a final. Na semifinal, acredito que fizemos a melhor partida do ano, no qual propomos o jogo e mostramos o trabalho que foi feito durante o ano. 

Durante a temporada, a equipe sub-20 disputou duas competições. Além do Estadual da categoria, o time representou a Universidade na Superliga SM. Com duas vitórias e duas derrotas, a equipe ficou na terceira colocação de sua chave e não avançou para as quartas-de-final no certame municipal. No Estadual, foram quatro jogos também, com duas vitórias e duas derrotas.

FONTE: Assessoria de imprensa/Saul Elias Pranke