Natural de Camagüei, em Cuba, Cubano tomou gosto pelo esporte no seu país de origem. “Eu costumava brincar de futebol em Cuba, mas nunca passava pela minha cabeça jogar futsal e muito menos me tornar um atleta de alto rendimento”, comentou.
Cubano veio para o Brasil com 9 anos, acompanhado dos pais Yelene Figueiredo e Luís Manuel Gonzalez Garcia. Em Palmas / PR, Cubano começou a jogar futsal na Escola e logo foi integrado ao time de base da cidade. Ele também passou pelo Coronel Futsal antes de chegar em Pato Branco.
Em 2022, Cubano foi um dos líderes do Pato Futsal para conquista invicta do Paranaense Sub-17. Na atual temporada, ele defende o Pato Futsal Sub-18, Sub-20 e agora também no elenco adulto. Uma ascensão incrível. “Não tenho nem palavras para descrever tudo que vem ocorrendo na minha carreira. Estou levando tudo muito a sério, cada treino, cada oportunidade. Procuro ouvir muitos meus pais, meus treinadores e os companheiros de clube”, destacou.
Cubano também falou sobre estrear em uma edição de Liga Nacional. “Confesso que a ficha só caiu após o jogo quando vi meus pais emocionados. Sou grato a eles por tudo que fazem por mim. Sei que tenho muito a aprender e evoluir, mas estou muito feliz com esse momento no Pato Futsal”, revelou.
Atleta de personalidade, perfil aguerrido e competitivo, Cubano se destaca pela marcação, bom passe e finalização. O atleta é uma das promessas do Pato Futsal para a sequência da temporada.
O Pato Futsal volta à quadra na sexta-feira, quando encara o Blumenau Futsal, às 19h30min, fora de casa, também pela Liga Nacional de Futsal 2023.