Depois de passagens difíceis pelo futsal em Portugal e Maceió, o caxiense Alessandro Alves da Silva, 24 anos, decidiu transformar sua experiência em motivação para outras crianças. Há cerca de um mês, ele iniciou o Planalto Futsal Kids, projeto social que hoje atende 12 alunos no bairro Planalto, em Caxias do Sul.
A iniciativa começou de forma simples, ao lado do irmão de nove anos, Vitinho, que também se tornou um dos idealizadores. “As crianças hoje são praticamente tudo pra mim. Elas estando felizes é a minha felicidade e a do meu irmão”, contou Alessandro.
Com treinos gratuitos para atletas do sub-10 e também para garotos de até 14 anos, o projeto já tem seu primeiro compromisso oficial marcado: no dia 20 de dezembro, diante da Escola do Amanhã. Porém, a equipe ainda não conseguiu confeccionar seus uniformes. O orçamento necessário é de R$ 1.660, mas o projeto arrecadou apenas R$ 164 até agora.
Para tentar viabilizar a compra do material — uniformes, bolas e cones — Alessandro criou uma vaquinha online, aberta para contribuições de qualquer valor.
Enquanto trabalham para alcançar a meta, o entusiasmo dos pequenos segue sendo combustível. Vitinho, que treina com o irmão desde antes da criação do projeto, não esconde a ansiedade para entrar em quadra.
“Estou me esforçando bastante no nosso time, porque tenho muitos colegas que me ajudam na escolinha. Agora me esforço por eles”, disse o garoto.

