Preparação física ganha atenção no início da pré-temporada do Atlântico

A pré-temporada é um dos momentos mais importantes do ano na preparação de uma equipe de futsal, garantindo a base para um bom ano de atuação dos atletas. Neste sentido o Atlântico tem tido especial atenção neste início de 2022 na preparação física dos atletas.

O preparador físico, Tales Manhabosco explica que o objetivo é aliar também treinos técnicos e ações com o setor de Fisioterapia do clube, para garantir qualidade no trabalho e prevenção a possíveis lesões.

Após as avaliações realizadas nos primeiros dias, temos uma primeira semana trabalhando mais a parte cardiovascular, através de treinos aeróbios e onde se começa a intercalar com trabalhos anaeróbicos, buscando um pouco de velocidade e resistência. Também já se realizam alguns trabalhos neuromusculares (resistidos), adaptativos, com mais ênfase ao volume dos treinos e menor intensidade”, explica.

De acordo com ele, a partir da segunda semana foco já passa a ser na agilidade, velocidade, resistência e se inicia parte de trabalho de força, diminuindo volume e aumentando a intensidade. “Também já entram trabalhos técnicos com o professor Tiago (Raupp, técnico), com os atletas já se adaptando aos trabalhos com bola. Temos bastante volume e pouca intensidade com a bola neste momento, bastante focado ainda na parte física”, amplia Tales.

Ele cita ainda a importância de trabalhos de alongamento, treinos regenerativos com o objetivo de auxiliar na recuperação mais rápida da fibra muscular dos atletas. Tales enfatiza também os trabalhos de propriocepção em conjunto a fisioterapia, garantindo prevenção ainda maior a possíveis lesões.

FONTE: Edson Castro/Prime Comunicação

Compartilhar Tweetar Encaminhar