A tarde deste domingo, dia 24, foi marcada pela partida decisiva da Supertaça Farroupilha Sicredi de Futsal. A competição, que foi disputada durante uma semana inteira, aconteceu na cidade de Guaporé. A organização do evento, coordenada pela Liga Gaúcha de Futsal em parceria com a AGE – sediante da competição – e a Prefeitura de Guaporé, proporcionou às equipes participantes a estadia de suas delegações e a alimentação gratuita durante o evento.
A Supertaça Farroupilha Sicredi prestou uma homenagem à Thiago Genari, que batizou o troféu entregue ao campeão. Thiago foi ex-presidente da AGE, e um dos líderes na criação da Liga Gaúcha de Futsal. No início deste ano, Thiago perdeu a vida em um trágico acidente de trânsito.
Ao todo, foram disputados 23 jogos, com um total de 125 gols marcados e uma média de 5,4 gols por partida. Todos os jogos contaram com a transmissão através do YouTube da Liga Gaúcha de Futsal. Durante o certame, foram mais de 135 mil visualizações, somando mais de 36 mil horas de exibição das partidas.
O título da competição foi disputado entre o Passo Fundo Futsal e AGE, da cidade de Guaporé.Em um jogo muito equilibrado, e com grandes defesas dos dois goleiros, o placar só foi movimentado na etapa complementar.
O primeiro gol do jogo aconteceu através de uma cobrança de penalidade máxima, assinalada com o auxílio do Vídeo Suporte. A possibilidade dos desafios foi implementada pela Liga Gaúcha de Futsal, ainda no ano de 2022, de forma pioneira no Brasil, durante a Supertaça Farroupilha daquele anos, e está sendo mantida nas demais edições da competição, disputada em Frederico Westphalen no ano passado e em Guaporé em 2024. A cobrança efetuada por Guto foi convertida, colocando o Passo Fundo Futsal em vantagem.
Precisando empatar, a AGE partiu para cima. Quando atuava com a utilização do goleiro-linha, o Passo Fundo recuperou a bola e marcou o segundo com Paulo Victor.
Com o final do jogo anotando o placar de dois a zero para o Passo Fundo, a equipe comemorou o título da competição e levou o Troféu Thiago Genari. O campeão ainda recebeu, como premiação, um equipamento de água alcalina, avaliado em mais de R$ 15 mil, oferecido pela Essencial Kangen, patrocinadora do evento, em parceria com a Liga Gaúcha de Futsal.
- Premiações individuais:
Artilheiro:
Bruno Almeida (AGE) – 8 gols
Defesa menos vazada:
Passo Fundo Futsal
Seleção da Final:
Goleiro: Edu (AGE)
Fixo: Paulo Victor (Passo Fundo)
Ala: Bruno (AGE)
Ala: Nenê (Passo Fundo)
Pivô: Ericson Pato (Passo Fundo)
Destaque da final: Ericson Pato (Passo Fundo)
Técnico: Flavinho Cavalcanti (Passo Fundo)