Mundo do Futsal Experience reúne milhares mostra a força da modalidade no país

A primeira edição do megaevento chega ao fim, impactando positivamente empresas e profissionais envolvidos com o futsal no Brasil e no mundo.

O futsal brasileiro nunca mais será o mesmo após a realização da primeira edição do Mundo do Futsal Decathlon Experience. Este é o sentimento compartilhado por milhares de participantes que passaram pelos cinco pavilhões do Hotel Rafain Palace, em Foz do Iguaçu, entre os dias 18 e 20 de dezembro.

Todo o ecossistema do futsal nacional esteve representado durante as mais de 50 horas de atrações do megaevento, que uniu congresso, competição, cerimônias de premiação, feira de negócios, espaços para networking e eventos exclusivos. Na última quarta-feira, 20, coube ao técnico da Seleção Brasileira, Marquinhos Xavier, encerrar o vasto cronograma de painéis e palestras aos quais os participantes tiveram acesso.

“Já estamos com saudade. O sucesso do evento superou todas as nossas expectativas e nos deixou com a responsabilidade de trabalhar muito para promover uma próxima edição. Mais do que isso, queremos que este encontro represente o momento de olhar para nossa modalidade e debater onde podemos avançar. Queremos que o Mundo do Futsal Decathlon Experience nos ajude a olhar para o futuro, sempre pensando no desenvolvimento e no crescimento do nosso esporte”, avaliou Anderson de Andrade, presidente da Federação Paranaense de Futsal, uma das organizadoras do evento.

Foram mais de 30 palestrantes passando pelos palcos para debater temas voltados ao futuro da modalidade, como a profissionalização de áreas ainda pouco exploradas, modelos de jogo, novas tecnologias para o esporte até a importância de a modalidade tornar-se olímpica.

Aberta ao público, a feira principal do evento contou com 40 estandes de marcas, clubes e serviços ligados ao futsal e ao meio esportivo em geral. Estima-se que cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes aos eventos da programação, que começou com os jogos amistosos da Seleção Brasileira contra a Costa Rica, em Itaipulândia e Foz do Iguaçu.

“Estamos certos de que o projeto #FutsalÉnaDecathlon irá proporcionar ao futsal o lugar que o esporte merece. Ainda temos muito por percorrer, mas sabemos exatamente do que o esporte necessita. Saio convicto de que juntos podemos ver um dia o futsal nas Olimpíadas”, afirmou Danilo Silva, gerente da marca Kipsta.

A CBFS Academy, departamento de qualificação da Confederação Brasileira de Futsal, marcou presença com a turma da licença de treinadores B e C e licença B para preparadores físicos. Cento e vinte e sete alunos participaram das atividades como parte integrante da ementa dos cursos.

“Foi um Congresso de altíssimo nível, com os maiores nomes do futsal mundial. Tivemos o privilégio de conhecer diferentes metodologias de trabalho dos grandes clubes e estratégias das principais marcas esportivas. Finalizamos a primeira edição com a certeza de que foi o maior congresso de futsal do mundo e de todos os tempos”, destacou Diogo Netto, coordenador geral da CBFS Academy e curador de conteúdo do congresso do Mundo do Futsal Decathlon Experience.

Outros eventos paralelos que marcaram a edição foram o anúncio dos clubes participantes do Campeonato Brasileiro de Futsal, que estreia no calendário em 2024, o Jogo das Estrelas da Liga Feminina, movimentando a Arena Fecomércio Sesc no segundo dia, e as audiências in loco do STJD da CBF.

Copa Mundo do Futsal Sesc Menores: o coração do evento

Uma das atrações do evento foi a Arena Fecomércio Sesc, uma quadra com medidas oficiais, piso de última geração e arquibancada para 300 pessoas. Situado entre os dois principais pavilhões, o espaço tornou-se o coração do evento e sediou jogos da maior competição de futsal voltada para a base do mundo: a Copa Mundo do Futsal Fecomércio Sesc Menores.

A disputa foi realizada em cinco ginásios diferentes em Foz do Iguaçu. Foram realizados 217 jogos nas categorias sub-7, sub-8, sub-9, sub-10 e sub-11. A arena indoor montada no Rafain Palace recebeu 46 partidas, entre elas os principais jogos decisivos. A competição reuniu, ao todo, 108 equipes de sete estados do Brasil, mais de 1.100 atletas entre 6 e 11 anos, vindos de quatro países diferentes.

“Parabenizamos a organização do evento pelo empenho e dedicação. Competição gigante. Nós da comissão técnica, atletas e pais ficamos encantados com toda estrutura. Pode contar com a gente novamente no ano que vem”, garantiu um representante do Clube Atlético Amoreirense.
A cerimônia de premiação das equipes foi realizada no pavilhão 1 do evento. A garotada recebeu os troféus e medalhas das mãos de personalidades do esporte e da política locais no palco principal, com direito a protocolo como o adotado em grandes competições profissionais. Um momento único e especial para os meninos e meninas e seus familiares e professores.

Gala Mundo e Gala Federação Paranaense

Duas cerimônias de premiação relevantes para os salonistas foram realizadas dentro da programação do Mundo do Futsal Decathlon Experience. O Gala Mundo do Futsal promoveu sua terceira edição e agraciou mais de 60 personalidades do futsal.

Pito, do Barcelona, foi eleito melhor jogador da temporada, e o Palma, da Espanha, recebeu o troféu de melhor time do mundo em 2023. A premiação já se tornou um evento tradicional para o calendário do ano da modalidade e marca a celebração dos melhores das competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futsal.

Já a Federação Paranaense de Futsal também realizou sua cerimônia de premiação durante o Mundo do Futsal Decathlon Experience. Com um grande evento, a entidade distribuiu os troféus aos melhores da temporada em suas disputas estaduais.

O Mundo do Futsal Decathlon Experience é organizado pela Confederação Brasileira de Futsal, Federação Paranaense de Futsal, Mundo do Futsal e DNI Sports, com apoio e patrocínio de Assaí Atacadista, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), CREF/PR, Clinicsport, Copel, Decathlon, Federação de Desporto Escolar do Paraná, Fecomércio, Fomento Paraná, Fundo Iguaçu, Governo do Estado do Paraná, Hotel Rafain, Itaipu Binacional, Kipsta, Krona, Loumar Turismo, Marco das Três Fronteiras, Prefeitura de Foz do Iguaçu, SANEPAR, Secretaria de Esportes do Paraná, SbDD (Sociedade Brasileira de Direito Desportivo), Sesc 75, SportApp, Star Eventos, Transfepage, Transli, TransVB, UniCV, Umbro, Visit Iguaçu. Mídia Oficial: Rede Massa | SBT | Massa FM.