Mendes faz história e é o primeiro atleta do Santo André a vestir a camisa da Seleção Brasileira

A CBF divulgou a convocação dos atletas que irão representar a Seleção Brasileira Sub-23 em duas competições neste mês de novembro. Entre os dez atletas convocados pelo treinador Vanildo Neto, está entre eles, Gabriel Mendes, fixo do Santo André Intelli. Ele é o primeiro jogador da história do clube a vestir a amarelinha.

“É um misto de sentimentos, infelizmente nesta semana nós fomos eliminados da LNF e logo depois chega a notícia da convocação. É um sentimento inexplicável vestir a camisa da Seleção Brasileira, um sonho de criança e claro fico feliz de poder entrar pra história da cidade de Santo André e do clube”, disse Mendes.

Com apenas 22 anos, Mendes já coleciona grandes clubes e feitos em seu currículo. O atleta tem passagens por Palmeiras, Magnus e São Paulo, além de clubes nos Emirados Árabes Unidos. Nesta temporada tem números incríveis, na LNF foram oito gols e quatro assistências, sendo um dos destaques na campanha andreense na competição nacional.

Mendes irá servir a seleção no mês de novembro, em cinco partidas. Logo na estreia já tem taça em jogo, o primeiro compromisso é contra a Colômbia, pela final da Conmebol Liga Sudamericana de Futsal 2019, que foi adiada por conta da Pandemia. Depois a equipe comandada pelo Neto inicia a jornada na Conmebol Liga Evolución de Futsal Zona Norte 2023, onde enfrentarão: Equador, Venezuela, Peru e Colômbia. Todas as partidas serão no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu.

O treinador Neto explicou sobre a convocação de atletas mais jovens para as duas competições. “A gente preferiu oportunizar os atletas mais novos pensando em um ciclo de Mundial depois de 2024. Como é uma competição de desenvolvimento, de formação para um trabalho de longo prazo, a gente gerou essa situação de convocação com esse critério”, disse o treinador. O atual técnico da Seleção Principal de Futsal, Marquinhos Xavier, vai para a Liga Evolución como coordenador. Neto fica à frente tanto da Seleção Sub-23 quanto da Sub-20, que também já foi convocada.

Na seleção Sub-20 o Santo André também parabeniza o atleta Rafão, que atuou na equipe andreense em 2022, tanto pelo Sub-20, quanto pelo profissional, mas atualmente está no Joaçaba, onde fez excelente campanha na LNF.