Gurias da Federal jogaram a 1ª partida da Final da Série Prata

Nova no cenário do futsal gaúcho, a equipe feminina da UFSM teve neste domingo (18) sua primeira experiência em uma final de campeonato. Para azar das santa-marienses, a adversária na partida de ida da decisão da Série Prata foi a Malgi, de Pelotas, que tem um projeto consolidado e joga de igual para igual com as outras grandes forças do futsal feminino no Estado. Como já havia feito na semifinal (quando goleou a AATF por 15×0), a Malgi mostrou sua superioridade e aplicou 10×0 na Federal, levando grande vantagem para a partida de volta, que acontece no dia 2 de julho no sul do Estado.

O regulamento prevê que o saldo define a campeã, caso as equipes empatem em pontos, diferente do que acontece nas competições masculinas. Então a UFSM terá a ingrata missão de devolver a diferença de dez gols para levar a decisão para a prorrogação e continuar sonhando com o título da competição. Como isso é improvável, a partida será mais uma oportunidade de aprendizado e de crescimento para a Federal, que deve esperar as mesmas dificuldades na Série Ouro que se aproxima.

O jogo

Iniciando o jogo, a Malgi mostrou toda sua força, apertando a saída de bola da UFSM e mantendo o controle das ações. Com 1 min 45s, Carol recebeu na entrada da área e concluiu. A bola desviou na marcação e subiu, entrando no ângulo: Malgi 1×0. A Federal tentou empatar em escapadas de Maria e Delevati, sem muito perigo. Aos 7 min 30s, Evelyn ampliou, acertando forte chute no canto esquerdo da goleira da UFSM. Menos de dois minutos depois, Evelyn encontrou Karina, que estava sozinha na segunda trave e só precisou completar para a rede. Era o terceiro da equipe visitante.

Aos 16 min 30s, após toque de mão dentro da área, um pênalti foi marcado para a Malgi. Duda cobrou e fez o quarto da equipe de Pelotas. No minuto final do 1º tempo, a vantagem ficou ainda maior. Primeiro Carol acertou chute rasteiro, marcando o quinto. Poucos segundos depois, Fernanda roubou a bola, iniciando contra-ataque, e marcou o sexto. E faltando 10 segundos para o intervalo, Marília chutou cruzado, a bola subiu e Fernanda concluiu de cabeça, determinando o placar do primeiro tempo: Malgi 7×0.

No início do segundo tempo, a UFSM parecia mais ligada na partida. Delevati teve duas chances de marcar cara a cara com a goleira Kauana, que fez uma defesaça no segundo lance. Aos 4 min 10s, Karina recebeu com liberdade na segunda trave e ampliou mais uma vez. Aos 8 min, Maria quase marcou um golaço. A ala da Federal deu uma meia lua na adversária e acertou o pé da trave. Aos 16 min 20s, Duda recebeu na área e tocou por cima da goleira que estava no chão, marcando o nono de sua equipe. Nos segundos finais, Fernanda recebeu passe de Karina dentro da área e ampliou. Placar final: UFSM 0x10 Malgi.

FONTE: Assessoria de imprensa/Saul Elias Pranke