Em nota, Fontoura Xavier Futsal deixa indefinida participação na Série A do Gauchão

Através das suas redes sociais, o Fontoura Xavier Futsal publicou uma nota, deixando incerta a sua participação na Série A do Gauchão de Futsal neste ano de 2023. No ano passado, a equipe foi campeã da Série B, diante da ANBF de Novo Barreiro, e garantiu o acesso para a elite da competição.

Conforme a publicação da equipe, o projeto de captação de recursos através do “Pró-Esporte” não foi aprovado e o clube está em busca de “outras alternativas para seguir disputando competições de futsal profissional”. Apesar da postagem não garantir se o time disputará, ou não, a competição, acende um alerta nas demais equipes e principalmente na Liga Gaúcha de Futsal, promotora do campeonato.

Entre as temporadas de 2021 e 2022, o time de Fontoura Xavier já havia conquistado o acesso para a Série A, mas preferiu permanecer na segunda divisão. Em função disso, houve uma alteração no regulamento da competição, prevendo que em caso de decisões semelhantes, a equipe que optar por não jogar a Série A, passe a disputar a terceira divisão das competições estaduais.

Confira a íntegra da nota divulgada pelo Fontoura Xavier.

NOTA OFICIAL

Informamos que o projeto Fontoura Xavier Futsal não foi aprovado no Pró-Esporte RS/LIE em 2023, devido a não atingir a nota necessária pela Câmara Técnica de Projetos de Futsal para este ano.

Fontoura Xavier foi contemplado nos últimos cinco anos. Em 2018, disputou a Série Bronze e ficou em quinto lugar, o campeão foi o Guarani FW. Em 2019, disputou a Série Ouro da Federação e ficou em quinto lugar, o campeão foi a Assoeva. Em 2020, disputou a Liga Gaúcha Unificada, ficou em quarto lugar, garantindo o acesso para a Série B, o campeão foi o Santa Rosa Futsal. Em 2021, disputou o Gauchão Série B, terminou em terceiro lugar, garantindo o acesso para a Série A, o campeão foi a AGE. Em 2022, optou por disputar novamente o Gauchão Série B, onde conquistou o título da competição.

Em 2023, não foi aprovado o projeto devido a novas prioridades do Governo do Estado. O clube apresentou o recurso e está em análise. O Fontoura Xavier Futsal está vendo outras alternativas para seguir disputando competições de futsal profissional.