A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) divulgou oficialmente a forma de disputa da Supercopa Masculina, neste domingo (18 de janeiro). A competição, disputada entre os dias 24 a 28 de fevereiro, em Erechim (RS), reúne os principais campeões da temporada e garante ao vencedor a vaga do Brasil na próxima edição da Libertadores da América.
Na fase classificatória, as equipes serão distribuídas em dois grupos, A e B, definidos por sorteio marcado para o dia 20 de janeiro, às 15h30, com transmissão ao vivo no canal da CBFSTV, no YouTube. A equipe sediante (Atlântico Erechim) será a cabeça de chave do Grupo A, enquanto o campeão do Campeonato Brasileiro 2025 (Atlético Piauiense) ocupará a condição de cabeça de chave do Grupo B. Nesta etapa, os times se enfrentam dentro dos respectivos grupos, no sistema de todos contra todos. Avançam à fase semifinal os dois primeiros colocados de cada grupo.
Em caso de empate em pontos ao final da fase classificatória, o regulamento estabelece critérios de desempate em ordem sucessiva. Quando houver igualdade entre duas equipes, prevalece o resultado do confronto direto. Persistindo o empate, ou em situações envolvendo três ou mais equipes, passam a ser aplicados critérios como índice técnico, gol average, média de gols marcados e sofridos, saldo de gols, médias de cartões vermelhos e amarelos, média de faltas cometidas e, se necessário, sorteio.
A fase semifinal será disputada em jogo único, com cruzamentos entre os classificados: o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o segundo do Grupo B, enquanto o primeiro do Grupo B joga contra o segundo do Grupo A. Em caso de empate no tempo normal, serão aplicados os critérios previstos no regulamento da competição. Já a fase final também será realizada em partida única, entre os vencedores das semifinais, definindo o campeão da Supercopa, novamente com critérios regulamentares em caso de igualdade no placar.
Clubes classificados
Entre os classificados estão o Atlético Piauiense (PI), que chega à Supercopa credenciado pelo título do Campeonato Brasileiro. Outro campeão nacional presente é o Traipu (AL), vencedor da Taça Brasil, uma das competições mais tradicionais do calendário da CBFS.
O Atlântico Erechim (RS) garantiu vaga após a conquista da Copa do Brasil, enquanto o Magnus (SP) também estará na disputa por ter sido o vice-campeão da Copa do Brasil. Santa Catarina contará com a presença do Joinville (JEC), campeão da Copa dos Campeões, além da Chapecoense (SC), que assegurou participação ao terminar na terceira colocação do Campeonato Brasileiro.

