A ASAF sagrou-se vice-campeã brasileira sub-18. A equipe esteve representando o estado do Rio Grande do Sul na competição que aconteceu em São Miguel do Oeste-SC dos dias 17 a 22 de outubro.
Foram nove equipes participantes divididas em dois grupos. Na primeira fase da competição, a ASAF esteve no Grupo A com Joni Gool/São Miguel Futsal-SC, Morro Azul Futsal-RJ, SMEL Xaxim-SC e SESI Cuiabá-MT. No Grupo B estiveram SESC Brasília-DF, Nova Geração-DF, Diamantino Esporte Clube-MT e Desportivo Mogiano-SP.
A estreia da ASAF foi no último domingo, 16, com vitória por 4 a 2 contra Xaxim-SC. Na segunda rodada na terça-feira, 18, um empate em 3 a 3 com Joni Gool-SC. Já na terceira rodada na quarta-feira, 19, aplicou uma goleada de 19 a 0 no SESI Cuiabá-MT. Já classificada para as quartas de final, na última rodada da primeira fase ainda na quarta-feira, 19, veio a primeira derrota na competição, por 7 a 3 para o Morro Futsal-RJ.
Nas quartas de final, na quinta-feira, 20, a ASAF obteve uma vitória por 3 a 1 contra o Diamantino Esporte Clube-MT e na semifinal na sexta-feira, 21, nova vitória de 6 a 5 contra o Morro Azul-RJ.
Na decisão no sábado, 22, novamente a equipe da casa Joni Gool/São Miguel Futsal-SC. Em uma partida marcada por muito equilíbrio entre as equipes, o jogo terminou em 1 a 1 forçando a prorrogação. No tempo extra, o time da casa saiu vencendo, mas a ASAF empatou com jogada de goleiro linha. Porém na segunda etapa novo gol dos mandantes que conseguiram segurar a vitória mesmo com pressão do time missioneiro em busca do empate. O placar final a partida ficou em 3 a 2 com título do Joni Gool-SC e a ASAF sagrando-se vice-campeão brasileira sub-18. Renan Zacouteguy Ugalde, da ASAF, também foi o artilheiro da competição com 14 gols.
“A gente conseguiu representar bem o Rio Grande do Sul, mesmo o estado não tendo esta categoria, onde se joga sub-17 ou sub-20. Conseguimos montar um bom elenco e fizemos um jogo digno de final contra a Joni Gool-SC”, afirmou o técnico Fabinho.
A participação da ASAF no Campeonato Brasileiro Sub-18 contou com apoio da Prefeitura de Santo Ângelo e Associação dos Municípios das Missões (AMM).
FONTE: Rafael Ferreira