Arbitragem gaúcha é referência nacional

O quadro de arbitragem da Liga Gaúcha de Futsal permanece sendo uma referência para as competições nacionais. Nos últimos anos, diversos árbitros gaúchos estiveram integrando o quadro da Liga Nacional de Futsal, e compondo a equipe de jogos importantes da competição nacional, incluindo algumas de suas decisões.

A Liga Gaúcha de Futsal tem atuado nos últimos anos com um quadro de arbitragem independente, facilitando a gestão dos oficiais de arbitragem, assim como a sua qualificação, com a realização de capacitações frequentes. Esta busca permanente por evolução tem permitido que os árbitros, cronometristas e anotadores se destaquem em suas respectivas funções, abrindo as portas para o quadro de arbitragem da Liga Nacional de Futsal.

No início desta temporada, dois novos árbitros foram alçados ao quadro da LNF. Luciano dos Santos Jaques e Rian Antônio Silva da Rosa já estão atuando nas competições da Liga Gaúcha de Futsal a alguns anos, com participação em jogos decisivos das principais competições, além de terem integrado o quadro de arbitragem de competições como a Supertaça Farroupilha. Luciano Jaques também esteve em Macapá, no ano passado, trabalhando na arbitragem dos jogos do Campeonato Brasileiro de Clubes de Ligas, promovido pela ABLF – Associação Brasileira de Ligas de Futsal.

Atualmente, são 29 oficiais de arbitragem do Rio Grande do Sul, que fazem parte do quadro de árbitros da Liga Nacional de Futsal, considerada a principal competição de futsal do mundo. Entre estes profissionais, estão 16 árbitros e outros 13 anotadores, cronometristas ou comissários.

O quadro de arbitragem da Liga Gaúcha de Futsal está sob a coordenação de um colegiado, formado por Fernando Spech, Samuel Atiya e Pedro Pomar. Nos últimos anos, a entidade tem promovido ações de reciclagem e atualização de seus oficiais de arbitragem, assim como cursos de capacitação para preparar novos oficiais para atuarem em suas competições.

Confira os árbitros gaúchos no quadro da Liga Nacional de Futsal.

  • Árbitros:
    Charles Alberto Corrêa
    Émerson Silveira dos Santos
    Fernando Luiz Henz
    Helena Kunde Miritz
    Henrique Lindemayer Piletti
    Jean Pierre Mendes
    Luciano dos Santos Jaques
    Marco Antônio Serpa da Silva
    Peter Laurindo Maia
    Rafael Peixoto Amaro
    Rian Antônio Silva da Rosa
    Rodrigo Duarte Moraes
    Rômulo Rodeghiero Rodrigues
    Tales Ferreira Goulart
    Telmo Moraes Teixeira
    Tiago Perine Lopes
  • Anotadores/Cronometristas:
    Daiane Germano Dias
    Elton Nélio Neimann
    Iloir Conrad
    Márcia Aparecida Marcondes dos Santos
    Marina Mecca Hannecker
    Paula Fernanda Santos de Abreu
    Pedro Emílio de Carvalho Pomar
    Simone Reolon
    Wendel Silva de Souza
  • Comissários de arbitragem
    Alfredo Gartner
    Carlos César Quaresma da Silva
    Mauro Flores de Paiva
    Sérgio Leonir Lermen