Alterada a fórmula de disputa da Série A do Gauchão de Futsal

O Congresso Técnico com representantes da Série A do Gauchão de Futsal determinou uma mudança na fórmula de disputa da competição, nesta temporada de 2023. Conforme decisão dos representantes dos clubes, as 18 equipes participantes formação uma única chave e a primeira fase terá jogos em turno único.

No ano passado, as equipes foram divididas em dois grupos e jogaram a primeira fase em turno e returno. Com a alteração, a primeira fase terá uma rodada a mais do que a fórmula anterior. Ao todo, serão 17 jogos para cada um dos times, na primeira fase do Gauchão.

Ao final da primeira fase, 16 times se classificam para a fase de mata-mata, iniciando pelas oitavas de final.

Outra alteração foi feita nos critérios de desempate da fase de playoffs. Neste ano, em caso de dois empates no tempo normal e mais um empate na prorrogação, a definição do classificado sairá nas cobranças de penalidades. Antes, a equipe de melhor campanha tinha a vantagem de jogar pelo empate na prorrogação.

O Gauchão de Futsal tem início previsto para o dia 27 de maio. Ainda não houve a divulgação da tabela de jogos da competição deste ano.

  • Confira os clubes participantes:
    ACBF (Carlos Barbosa)
    Afucs (Seberi)
    AGE (Guaporé)
    Alaf (Lajeado)
    AMF (Marau)
    ANBF (Novo Barreiro)
    Assoeva (Venâncio Aires)
    Atlântico (Erechim)
    AVF (Vacaria)
    Guarani (Frederico Westphalen)
    Guarany (Espumoso)
    Horizontina
    Lagoa EC (Lagoa Vermelha)
    Passo Fundo
    Santa Rosa Futsal
    Sase (Selbach)
    Sercca (Casca)
    Uruguaianense (Uruguaiana)