Ídolo do futsal nacional, Francisco Anibio da Silva Costa, o Indião, sofreu um AVC neste domingo (28) e está internado no CTI de um hospital em Tramandaí, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Aos 52 anos, o ex-pivô passa por cuidados intensivos, mas de acordo com amigos próximos, não corre mais risco de vida. Ainda não há informações precisas sobre possíveis sequelas.
Natural de Fortaleza, Indião fez história no futsal brasileiro e internacional. Seu auge foi na temporada de 2000, quando, atuando pelo Vasco da Gama, foi campeão da Liga Nacional de Futsal (LNF), da Taça Brasil de Clubes, do Campeonato Estadual e do Metropolitano do Rio de Janeiro. Na campanha da LNF, dividiu a artilharia com o companheiro de equipe Manoel Tobias, ambos com 32 gols. O elenco cruz-maltino ainda contava com nomes de peso como Lavoisier, Schumacher, Seco, Alécio, Cacau, Marquinhos e Euler.
Indião também vestiu a camisa da seleção brasileira, tendo participado da campanha do terceiro lugar na Copa do Mundo de Futsal da FIFA em 2004. Ao longo da carreira, atuou por clubes como Ulbra, Carlos Barbosa, Corinthians e Vento em Popa-BA, onde encerrou sua trajetória como atleta profissional em 2015.
Nos últimos anos, vinha se dedicando à produção de conteúdo digital, com um podcast sobre futsal e futebol de campo.
Diante da situação delicada, Anderson de Andrade – presidente da Federação Paranaense de Futsal e CEO da loja Mundo do Futsal – criou uma vaquinha online para auxiliar a família de Indião com os custos hospitalares e de recuperação. A mobilização de amigos e fãs reforça o carinho e o respeito construídos por ele ao longo de sua carreira no esporte.