UFSM estreia em casa, pela Série Ouro

O sonho de conquistar a Série Ouro recomeça neste sábado para a UFSM Futsal. Na abertura da competição, a Federal joga em casa contra o Barcelona, de Júlio de Castilhos, em confronto marcado para às 20h. Se alguns meses atrás o sonho foi interrompido precocemente, quando a equipe perdeu para a experiente BGF na fase semifinal, agora ele renasce no mesmo palco, o CDM, e através de um elenco renovado.

Após a saída de alguns atletas e com o aproveitamento de bons valores surgidos na equipe sub-20 no ano passado, a Federal volta a ter uma fotografia mais jovem. Continuam na equipe nomes conhecidos do torcedor, como o goleiro Carlson, o fixo Tariq, os alas Moisés Braga, Tito, Thales, Mateus e Bernardo, e o pivô Iago. Chegaram para agregar experiência o goleiro Maicon e o fixo Moraes, ex-jogadores do rival União Independente, além do retorno do fixo De Agostini, que volta à UFSM após mais uma temporada no exterior.

O técnico Gabriel Pranke analisa a montagem do elenco para essa temporada:

  • Temos um potencial que nos agrada, as reposições foram bem interessantes. Gostamos do ambiente que seu criou na equipe e esperamos que isso possa fazer a diferença dentro de quadra. Mantemos uma base dos outros anos, isso será utilizado e poderemos dar essa continuidade.

A Série Ouro 2023 terá 13 participantes (todos jogam contra todos em turno único) e os oito melhores da 1ª Fase se classificam para os mata-matas. Como não houve rebaixamento em 2023, apenas uma equipe deixará de jogar a competição deste ano (Lyon Gaúcho). Subiram da Série Prata a SER Santiago, a SERCESA (de Carazinho), a SER Triunfo e o Figueira (de Tupanciretã). Adversário da Federal na estreia, o Barcelona chegou às quartas-de-final no ano passado e venceu o representante de Santa Maria na 1ª Fase, em partida da terceira rodada que aconteceu em Julio de Castilhos.

Espera-se uma competição mais acirrada em 2023. Para Pranke, “entraram equipes bastante qualificadas, além das que vêm crescendo nas últimas temporadas”. Apesar de todas as dificuldades, que serão grandes, ele espera que a equipe possa ter um desempenho que a coloque com chances de disputar o título novamente.

O pivô Iago (com a bola,em foto do jogo-treino contra a AFA) também coloca uma grande expectativa quanto à temporada e acredita que a preparação foi muito bem feita. “Esperamos fazer um resultado positivo neste sábado para começar a Série Ouro com o pé direito. Estamos focados e espero ajudar a equipe para fazermos um grande campeonato”, afirmou o atleta, que fará sua segunda temporada pela Federal.

ELENCO 2023:
Goleiros: Maicon, A. Xavier, Gabriel e Carlson
Fixos: Léo, Theo, Moraes, Tariq, De Agostini e Passos
Alas: Moisés Braga, Ítalo, Tito, Pietro Costa, Bruno, Arthur, Pepo, Bernardo, Mateus, Matheusinho e Thales
Pivôs: Iago e Otávio

COMISSÃO TÉCNICA:
Técnico: Gabriel Pranke
Auxiliar técnico: Felipe Super
Preparação física: Matheus Pacheco, João Bulsing e Douglas Gonçalves
Preparador de goleiros: Braian Lima
Analistas de desempenho: Otávio Dias, Matheus Ajala e Lucas Eich
Médico: Márcio Rubin
Estagiários de Fisioterapia: Miguel Dalmonte, Pedro Ribas, Artur Sonego, Germano Buzatto, Lucas Ragagnin e Vinícius Schwert

FONTE: Assessoria de imprensa/Saul Elias Pranke