Após derrota no primeiro jogo, a equipe sub-20 tomou conta da partida no duelo de volta, aplicou 6 a 2 no tempo normal e, após empate na prorrogação, garantiu novamente o título nos pênaltis.
A ACBF, com o domínio total da partida, reverteu a vantagem adversária com tranquilidade. Fabrício (2x), Samuel, Léo Gil, Luiz Gustavo e o goleiro Felipe Coutinho marcaram os gols da vitória no tempo normal.
Na prorrogação, apesar das boas chances criadas, as equipes não tiraram o zero do placar, forçando a decisão do título por cobranças de pênaltis. O goleiro Gabriel Rocha, da ACBF, defendeu a primeira cobrança do time visitante e Felipe Coutinho defendeu a quinta. Nos alternados, Roger, da Assoeva, desperdiçou a última oportunidade e consagrou a equipe laranja como a campeã em 2022.
Ao todo, são 9 conquistas do Gauchão da categoria.
Ao fim da partida, a ACBF também esteve no topo em outras 6 categorias. Além do título que consagrou a melhor equipe da competição, atletas e membros da comissão técnica também foram premiados individualmente:
Sandro Júnior: Melhor técnico
Felipe Coutinho: Melhor goleiro
Fabrício: Melhor pivô
Kayky: Melhor fixo
ACBF: Melhor defesa – Felipe Coutinho, Gabriel Rocha e Felipe Von Muhlen – Treinadores: Cristian Vaghetti e Guaíba.
ACBF: Equipe mais disciplinada – Menos cartões amarelos recebidos na competição.
O destaque da equipe na grande final foi o goleiro Felipe Coutinho, que, novamente, realizou ótimas defesas no tempo normal e nas penalidades, garantiu o resultado positivo e ainda marcou um dos gols da vitória laranja.
Ao todo, foram 20 jogos, sendo 18 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota, 130 gols marcados e 31 sofridos, finalizando a competição com 91,67% de aproveitamento, com o melhor ataque e a melhor defesa.
FONTE: Assessoria