Vanildo Neto revela como começou sua relação com o futsal: “Com 12 anos já queria ser treinador”

Vanildo Neto é técnico da Seleção Brasileira Sub-20 de futsal, mas assumiu a Principal por um motivo especial: disputar a final da CONMEBOL Liga Evolução, contra a Argentina, nos dias 1 e 2 de junho. O treinador optou por convocar apenas atletas com idade até 25 anos, pensando no maior aproveitamento de atletas. Prestes a buscar mais um título, Neto conversou com a CBF TV e contou como começou sua relação com o futsal.

“Eu comecei tentando jogar futsal com 9 anos de idade, mas como eu era muito abaixo tecnicamente, com 12 anos eu já queria ser treinador.

Neto contou que sua primeira oportunidade como técnico foi logo aos 17 anos e, desde então, já soma 24 anos de carreira.

“Eu queria estar na modalidade e eu achava que eu tinha uma leitura boa do jogo, então tentei potencializar isso”, explicou.

O treinador está na Seleção Brasileira há 5 anos. Ele conta que, ao chegar na equipe, passou por dois momentos.

“Primeiro é o momento do prazer da família, de ver meus amigos felizes com o que aconteceu na minha vida. O segundo momento é de perceber a responsabilidade. A gente sabe que representar o Brasil, ter a marca da CBF, é uma responsabilidade muito grande.”

A Liga Evolução é um campeonato que proporciona a interação entre atletas da equipe Sub-20 e da Principal. Uma categoria depende da outra, já que o título é definido pela soma dos resultados das partidas de ida e volta.

Neto falou sobre a importância de um torneio como este.

“Pra mim é um campeonato espetacular porque ele massifica, ele dá a oportunidade de mais atletas jogarem um torneio pela Seleção. Além disso, dá a oportunidade de atletas mais jovens defenderem o Brasil, se não tivesse a Liga Evolução dificilmente eles teriam essa oportunidade.”

A final será diante da Argentina, e Neto explica que, nos últimos anos, a equipe mudou seu estilo de jogo e que os brasileiros têm que se atentar a isso.

“É uma equipe que mudou muito a mentalidade. Antes ela jogava pra se defender, hoje ela pensa em tomar a bola para fazer o gol. Isso fez eles serem muito mais competitivos.”

“Mentalmente temos que ser mais fortes. Vamos chegar muito preparados nesses quatro jogos finais e temos muita convicção de que vamos conseguir o título”, finalizou.

A Seleção Brasileira entra em quadra no próximo sábado (1). A categoria Sub-21 joga às 18h45, já a Principal às 21h. No domingo (2), Brasil e Argentina decidem o título. A categoria mais nova entra em quadra às 17h, já a outra joga às 19h15. Todos os horários são no fuso de Brasília.