A diretoria da Associação Futsal de Umuarama confirmou a contratação do treinador Sergio Benatti Pasculli de Curi, conhecido como Benatti, para comandar a equipe na temporada 2025.
Benatti, de 59 anos, é natural do Rio de Janeiro, casado e possui vasta experiência no futsal, tanto como jogador quanto como treinador. Ele é formado em Administração de Empresas e possui curso de coaching de 1º nível válido em toda a comunidade europeia. Além disso, é credenciado como Treinador Esportivo (CREF 03/BR) e já cursou especializações com renomados técnicos como Ferreti e Marcão, além de profissionais de Educação Física. Fala português, francês, espanhol, italiano e inglês.
Sua carreira como jogador teve início em 1985, quando atuou pelo Fluminense. Em 1986, foi vice-campeão carioca pelo Grajaú e conquistou diversos títulos pela Perdigão. Passou também pelo Bradesco (RJ), onde, em 1988, consagrou-se campeão da Taça UEA no Paraguai. Em 1989, foi convocado para a Seleção Brasileira de Futsal, onde jogava como ala, conquistando o primeiro título mundial da modalidade. Posteriormente, retornou ao Bradesco (RJ) e à Perdigão, sendo novamente convocado para a seleção em 1992, ano em que foi campeão pan-americano. Também teve passagens pelo Corinthians, Tio Sam, UNESC (ES) e atuou na Rússia, onde conquistou a Taça da Sibéria em 1999.
Como treinador, Benatti completa 50 anos dedicados ao futsal. Sua trajetória teve início em 2001, comandando o Curitibanos (SC). Desde então, passou por diversas equipes, incluindo a Seleção Paranaense, São Miguel e clubes internacionais na Bélgica (2003-2005), Rússia, Itália e Holanda. Durante sua passagem pela Bélgica, conquistou títulos como a Supertaça, o Campeonato Europeu e foi eleito o Melhor Treinador do país, além de figurar como o terceiro melhor treinador do mundo no ranking do Futsal Planet. Em 2012, retornou ao Brasil para a Liga Nacional e, posteriormente, continuou sua carreira no exterior, sendo campeão da Liga Georgiana, vencedor da Copa no Kuwait e vice-campeão da Taça da França pelo Garges Djison. Entre 2020 e 2024, trabalhou na Dinamarca, onde foi três vezes vice-campeão da liga e campeão em uma das temporadas.
Motivado com o novo desafio, Benatti comentou sobre sua chegada ao Umuarama Futsal: “A expectativa é muito boa, estou muito motivado. Trabalhei muitos anos fora do país e minha última experiência com o futsal Brasileiro foi pelo São Paulo Colégio Londrinense na Liga Nacional em 2012. Conheço o Umuarama Futsal pela sua tradição e pelo confronto que tivemos quando eu trabalhava no São Miguel. ”A equipe fez uma ótima temporada na Liga Nacional no ano passado e substituir um treinador como Fuentes será um grande desafio, pois ele deixou uma base muito boa para darmos continuidade ao trabalho.”
A diretoria da Associação Futsal de Umuarama acredita que Benatti realizará um grande trabalho, contribuindo para o desenvolvimento da equipe e de seus atletas. Segundo o presidente Nil, há grande expectativa em torno do novo treinador.
O Umuarama dá as boas-vindas a Benatti e deseja uma excelente temporada ao novo comandante da equipe.