A UJR/Feevale/Banrisul tem tradição de formar bons valores para o mundo do futsal. Todos os anos, o clube de Novo Hamburgo encaminha atletas para diversos clubes do Brasil. Agora, passa a exportar diretamente para o exterior. A primeira transferência confirmada é a de João Pedro Cougo, de 19 anos, da equipe Sub-20 do tricolor hamburguense. Ele defenderá o Hjøerring Futsal Klub, da Dinamarca, na temporada europeia 2023/24, que inicia neste segundo semestre.
Cougo, que reside em Canoas, chegou à UJR/Feevale/Banrisul em 2022 e vinha sendo um dos destaques da equipe comandada pelo treinador Matheus Lazarotto. Ajudou o clube a conquistar três títulos, um do Aberto do Soberano Sub-18 e dois da Copa UJR Sub-20. Além disso, sua boa marcação e inteligência tática contribuíram, também, para duas ótimas campanhas do Gauchão da categoria, a do ano passado que culminou com o quarto lugar e a desta temporada, na qual o tricolor hamburguense ostenta um dos dois melhores aproveitamentos da competição.
“Fui muito feliz vestindo a camisa da UJR/Feevale/Banrisul. Agradeço a todos do clube por ter confiado e acreditado no meu trabalho. Aprendi muito como atleta e ser humano”, afirma o atleta, que destaca que deixa a entidade como mais um torcedor.
Sonho de viver do futsal
O atleta chegará a Hjoerring, cidade localizada ao norte da Dinamarca, nesta sexta-feira, 11. No clube, que leva o nome do município, Cougo assinará um contrato de nove meses para a sua primeira experiência no cenário adulto do futsal. Em solo nórdico, terá um grande desafio. Juntamente com seus novos companheiros, alguns de seleções europeias, buscará o inédito título da Liga Dinamarquesa da qual o Hjøerring bateu na trave duas vezes.
“ Estou realizando um sonho de viver de futsal, mas principalmente o de jogar na Europa. Vou a Dinamarca com o objetivo de aprender e me adaptar o mais rápido possível para que eu possa ajudar o meu novo clube a fazer uma grande temporada”, completa o atleta.
Para o presidente da UJR/Feevale/Banrisul, Luís Gustavo de Azeredo, a transferência mostra a força das Equipes de Rendimento do tricolor hamburguense. “Valoriza todo o nosso projeto e premia o comprometimento do atleta. Ficamos tristes por perder um grande jogador, mas realizados com a formação de mais um grande talento para a modalidade. Torceremos para que a sua trajetória na Europa seja de muito sucesso”, destaca.
Somente em 2023, a UJR/Feevale/Banrisul já encaminhou oito atletas para outras equipes. Além de Cougo, o goleiro João Victor Tonello foi para a AGE, de Guaporé; o fixo Eduardo e os alas Zanetti e Rafinha atuam no AGEC, de Gravataí; o ala João Pedro Stadulne defende a ACBF, de Carlos Barbosa, enquanto que os pivôs Vitor Johann e Gabriel Torres se transferiram para o Palotina, do Paraná, e o Peñarol, de Guaíba, respectivamente.
Equipes de Rendimento
As Equipes de Rendimento fazem parte de um projeto desenvolvido desde 2003 pela UJR/Feevale/Banrisul. Atualmente, atende 140 atletas, de mais de 20 cidades do Estado, divididos em sete categorias (Sub-11 masculino às equipes universitárias masculinas e femininas). A iniciativa contempla todo o ciclo de formação esportiva, tendo como diferencial o processo contínuo nas três fases de treinamento: iniciação, especialização e alto rendimento.
Nestes 20 anos, o projeto já revelou dezenas de atletas para o mercado da modalidade e possui diversas conquistas. Entre as principais estão: quatro títulos estaduais, duas com a Sub-15 e duas com a Sub-20, e uma Taça Brasil Sub-20.
FONTE: Eduardo Patrick Bettio/Assessoria de Imprensa