A UFSM estará na fase decisiva da Série Ouro mais uma vez. A vaga para os confrontos eliminatórios foi confirmada na noite de ontem, no CDM, com uma vitória maiúscula contra a AVGF, de Caxias do Sul, por 10×2. Assim, a representante de Santa Maria brigará entre os oito melhores do Estadual novamente, repetindo o que fez em cada uma das outras três participações na elite do futsal gaúcho (em 2019 e em 2021, a UFSM foi até as quartas-de-final e, em 2022, alcançou a semifinal).
O resultado colocou a Federal na sexta colocação da competição neste momento. No entanto, os santa-marienses folgam na próxima rodada e podem descer para a sétima colocação mais uma vez. Na última rodada (19 de setembro), o desafio será em São Lourenço do Sul, contra a ABF, atual campeã da Série Ouro. Matematicamente ainda é possível terminar até na terceira colocação, já que a BGF perdeu ontem. No entanto, a Federal sabe que, mesmo vencendo a ABF, é improvável acabar no grupo dos quatro primeiros, o que traria o jogo de volta da próxima fase para a cidade.
O ala Tito foi mais uma vez destaque positivo da equipe, marcando três gols e entrando na briga pela artilharia do campeonato. “O time desempenhou o que vem treinando e conseguimos um placar que não é muito comum. A atuação foi quase perfeita, sem erros”, declarou o jogador. Após ficar três partidas sem vencer, a Federal precisava dessa vitória, afirmou. Já o ala Pepo, com participação em metade dos gols da equipe na partida, comentou sobre a postura agressiva da marcação adversária, o que gerou um pênalti e dois tiros livres sem barreira na primeira etapa para o seu time:
– Eu já conhecia a equipe deles desde os confrontos do ano passado no sub-20. Sabíamos que seria um jogo físico, de catimba, de entradas firmes. Mantemos uma intensidade lá em cima e, depois que resolvemos a partida, eles baixaram um pouco isso.
Para o técnico Gabriel Pranke, até certo momento, o jogo estava bem delicado e era difícil de conseguir entrar na defesa da AVGF. “Soubemos aproveitar algumas situações. Hoje marcamos muito bem e, se fizermos isso mais vezes, vamos incomodar mais”, completou Pranke, exaltando a postura defensiva de seus comandados.
FONTE: Assessoria de imprensa/Saul Elias Pranke