Uma noite que Santa Maria não vai esquecer tão cedo. Principalmente aqueles que esgotaram os ingressos disponíveis, estiveram no ginásio e tornaram o ambiente um verdadeiro caldeirão para empurrar a Federal para a vitória. Com muita determinação na parte defensiva mais uma vez, a equipe da Universidade abriu 2×0 contra o atual campeão da Liga Nacional de Futsal, que descontou faltando pouco menos de dois minutos para o fim. Ao trilar do apito final, com a vitória por 2×1, time e torcida vibraram e comemoraram juntos o resultado, que mantém os 100% de aproveitamento no campeonato: cinco partidas e cinco vitórias.
“Jogo muito difícil, eles têm uma equipe sub-20 muito forte, que tem jogadores que já jogaram partidas na Liga Nacional com o time principal”, comentou o técnico Gabriel Pranke, sobre o time que o Atlântico escalou para a partida (os titulares jogam nesta segunda-feira pela Liga Nacional no Paraná). “Falei no vestiário, que dentro de quadra é cinco contra cinco, ninguém ganha no nome ou na camiseta”, disse o goleiro Edinho. Ele foi o grande destaque da tarde e fez outra atuação impecável. Suas defesas, algumas de alto grau de dificuldade, mantiveram a UFSM em vantagem até os minutos finais. Edinho exaltou o trabalho em equipe, que sustenta resultados como o deste sábado:
– A gente não ganha sozinho, é um trabalho que vem por trás, da comissão técnica, análise de desempenho, diretoria. Um dia que fica na história de Santa Maria. Temos um grupo muito jovem, mas é um grupo muito trabalhador e focado, e tenho certeza que vamos longe.
Gabriel Pranke também não escondeu a sua satisfação após o jogo, afirmando ser um dia muito feliz e que a equipe tem de “comemorar bastante, porque não é sempre que se consegue vencer um time desse patamar”. Ele encerrou projetando a sequência do trabalho: “Foram alguns dias bem extenuantes, o pessoal vai ter uma folga para descansar nos próximos dias e depois vamos trabalhar com os pés no chão, porque precisamos evoluir muito mais ainda”.
Com a vitória, a Federal chegou a quinze pontos e só não lidera a chave B porque o Atlântico venceu neste domingo a AE Jaguari fora de casa por 4×2. Com o mesmo número de pontos, o time erechinense tem saldo de gols melhor, mas tem seis partidas jogadas, contra cinco da UFSM (já considerando os jogos contra a SER Triunfo, que desistiu da competição). No entanto, o time de Santa Maria agora é único do grupo que continua invicto e 100% de aproveitamento. Campanha que será colocada à prova na primeira partida do returno, no dia 29 de junho, quando o time voltará a jogar em Santa Maria e receberá a Sercesa, de Carazinho.
O jogo
Com um minuto de jogo, PH concluiu da ala esquerda e fez Edinho trabalhar pela primeira vez. Um minuto depois, Teillor recebeu na entrada da área e concluiu raspando a trave. Na sequência, Fabio Escobar puxou contra-ataque e serviu Léo Rudek, que concluiu por cima. Aos 9 min, Dudu recebeu de Pedrinho e, de dentro da área, concluiu sobre Edinho.
Aos 10 min, após escanteio para o time visitante, Fabio Escobar puxou outro contra-ataque e concluiu a gol. O goleiro Rodrigo deu rebote e seu irmão gêmeo Mateus, do time da casa, teve a conclusão abafada. Aos 13 min, Léo Rudek roubou a bola na metade da quadra e avançou com liberdade, mas concluiu por cima. Pouco depois, Fabio Escobar avançou pelo meio, em outro contra-ataque. Rodrigo defendeu a bola, que tinha o seu ângulo direito como destino.
Aos 14 min, Pedro Ramiel tabelou com Matheus e ficou cara a cara com Edinho, que salvou mais uma. Na sequência, Caxeta carregou para o meio e ‘pisou’ para Caique, que concluiu para fora, com perigo. Aos 17 min, o time visitante fez boa troca de passes e a bola chegou em Dudu. Edinho fechou o ângulo. Aos 18 min 17s, o Atlântico cometeu a sua sexta falta coletiva. Rogério cobrou o tiro livre sem barreira e Rodrigo defendeu. No rebote, o próprio Rogério concluiu no alto, antes que o goleiro pudesse se levantar: UFSM 1×0. Aos 19 min, PH driblou um adversário na ala direita e concluiu, para mais uma defesa do goleiro da Federal.
Na segunda etapa, o panorama não se modificou. O time de Erechim trocava passes e a Federal buscava contra-atacar e forçar o erro do jovem time adversário. Aos 3 min, Caxeta recebeu na entrada da área e chutou a gol. Edinho espalmou a bola para o lado. Dois minutos depois, Edinho defendeu mais uma, após Caxeta cobrar falta direto para o gol. Aos 6 min, Pedrinho tabelou com o pivô e Edinho salvou novamente. No rebote, Teillor concluiu para fora.
Aos 10 min, Pedrinho puxou da direita para o meio e acertou um petardo no travessão. Um minuto depois, PH roubou a bola e passou para Pedrinho, que estava dentro da área. Ele serviu Dudu, que estava na segunda trave e só não marcou porque Edinho fez uma defesa espetacular. Aos 12 min, Thales recebeu na ala direita e concluiu. Rodrigo espalmou para o lado. Menos de trinta segundos depois, após erro de passe do time de Erechim, Mateus lançou para Thales em profundidade. O ala da Federal avançou e serviu Léo Rudek, que concluiu no alto, sem chances para Rodrigo: UFSM 2×0.
Faltando três minutos para o fim, já com uso do goleiro linha, Pedrinho serviu Teillor na entrada da área. Edinho defendeu em dois tempos, mostrando agilidade mais uma vez. Faltando 1 min 37s, O uso do goleiro linha deu resultado. Da direita, Dudu serviu PH na segunda trave. O jogador do Atlântico só precisou escorar para a rede, diminuindo a desvantagem e colocando emoção nos segundos finais da partida. Faltando 30s, Dudu tentou repetir a jogada do gol, buscando a segunda trave, mas dessa vez Edinho chegou a tempo e afastou com o pé. Placar final: UFSM 2×1 Atlântico.
Fotos: Ricardo Weschenfelder/UFSM Futsal e Eduardo Dias.