Como qualquer estreia, os primeiros passos da equipe Sub-11 da UFSM/Evolução no Estadual foram cheios de nervosismo e instabilidade, mas trouxeram muitos aprendizados e vivências. Assim foi na etapa deste domingo (1º) em Sapucaia do Sul, e assim será na próxima fase do campeonato, pois a equipe conseguiu se classificar e estará na 2ª Fase em busca de um lugar na semifinal do certame. Depois de duas derrotas (7×4 para o Futurus Craques, de Sobradinho, que acabou eliminado; e 4×3 para o CT 37, de Santa Vitória do Palmar, que venceu as três partidas do dia), o time de Santa Maria precisava superar os donos da casa por dois gols de diferença para avançar. Com um segundo tempo inspirado e aguerrido, os garotos chegaram no placar de 5×2 e carimbaram suas presenças na etapa seguinte.
“No primeiro jogo, tivemos alguns erros defensivos. Com pouco menos de nervosismo, normal para a idade e devido à falta de experiência, jogamos melhor contra o time de Santa Vitória do Palmar”, comentou o técnico Jonatan Dupin. Ele também afirmou que sua equipe fez um jogo muito equilibrado contra o líder da chave e lamentou as quatro finalizações que pararam nas traves. Com a necessidade do resultado no último jogo, a equipe jogou bem, segundo Dupin. “Abrimos o placar e o goleiro Inácio defendeu um pênalti. Crescemos na partida e mantivemos o nível na segunda etapa, garantindo a classificação”, concluiu ele.
Agora a equipe aguarda a definição de data, local e adversários da 2ª Fase, que será um triangular. Para Dupin, ainda há muito o que evoluir durante o ano:
- Vamos seguir trabalhando e ajustando as questões técnicas, táticas e psicológicas, pois essas últimas influenciam muito nessa idade quando estamos com o placar adverso. Esperamos fazer enfrentamentos de igual para igual com as melhores equipes do estado na próxima fase.
Apesar de ter perdido duas vezes, a equipe sai da etapa com o melhor ataque do grupo (12 gols) e com um dos vice-artilheiros do Estadual (Dudu, com 5 gols). Jogaram: Theo, Inácio, Miguel, Vinícius, Francisco, Theo Macedo, Arthur, Augusto, Netinho, Jonas, Dudu, Heitor e João Pedro. O time foi comandado pelos professores Jonatan Dupin e Felipe Super. Em parceria com a MAJU Futsal, de São Sepé, cinco atletas da cidade vizinha integraram o time nesta primeira etapa: Augusto, Netinho, Vinícius, João Pedro e Jonas.
UFSM/Evolução 4×7 Futurus Craques
O time de Sobradinho abriu o placar logo no início, após cobrança de escanteio, e ampliou na sequência. Após a troca de quarteto a Federal melhorou. Jonas descontou após receber passe na cobrança de lateral. Depois de uma cobrança de falta, o Futurus Craques ampliou, com seu jogador aproveitando o segundo rebote. Pouco depois, o goleiro do time adversário afastou a bola e ela bateu no travessão. Na volta, o goleiro da UFSM não conseguiu segurar e acabou colocando contra o próprio gol: 4×1. No reinício, Netinho acertou a trave. Ainda na primeira etapa, a Federal errou na saída de bola e o adversário aproveitou, marcando o quinto.
No segundo tempo, o Futurus Craques ampliou após rebote em cobrança de uma falta na entrada da área: 6×1. Pouco depois, Netinho recebeu dentro da área após cobrança de escanteio e descontou para o time de Santa Maria. Dudu marcou o terceiro da Federal após roubar a bola do adversário e chutar forte no contrapé do goleiro: 6×3. Em cobrança de falta ensaiada, que desviou na barreira, o time adversário ampliou. E logo na sequência, após chute cruzado em cobrança de lateral, Jonas aproveitou o rebote, fez o quarto da UFSM e deu números finais ao jogo: 7×4.
UFSM/Evolução 3×4 CT 37
Contra o melhor time da etapa, a UFSM/Evolução começou bem, criando as primeiras oportunidades com Netinho e Jonas. Essa superioridade deu resultado. Após tabelar com Netinho, Augusto tocou na saída do goleiro: 1×0 para a Federal. Pouco depois, o adversário empatou em cobrança de falta no ângulo, sem chances para o goleiro. O CT 37 virou depois que o pivô roubou a bola e ficou de cara para o gol. Na primeira chance, o goleiro defendeu, mas na segunda, com o gol aberto, o atacante colocou a bola nas redes.
Na volta do intervalo, o jogo seguiu equilibrado. Mas quem chegou ao gol primeiro foi o time de Santa Vitória do Palmar, depois que o pivô recebeu com liberdade e tocou rasteiro na saída do goleiro: CT 37 3×1. Logo depois, Netinho teve duas chances: primeiro, parou no goleiro; depois, na trave. Na sequência, Dudu fez jogada pela direita e o goleiro evitou o gol. No rebote, Netinho acertou a trave mais uma vez. Pouco depois, o próprio Netinho recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Mesmo com um a menos, a Federal quase marcou em contra-ataque. Dudu recebeu do companheiro e acertou a trave novamente. Mas a superioridade numérica favoreceu o CT 37. Seu jogador recebeu lançamento e, mesmo marcado, dominou e acertou um belo chute, sem chances para o goleiro da UFSM/Evolução: 4×1. O time de Santa Maria não desistiu. Na sequência, em cobrança de falta, a bola parou na trave mais uma vez. Depois, Jonas interceptou a bola e tabelou com o companheiro. Ele recebeu na entrada da área e tocou na saída do goleiro, descontando para 4×2. Após o gol, o adversário criou algumas chances, parando no goleiro Inácio e no travessão (em uma cobrança de falta).
Na sequência, a UFSM/Evolução poderia ter marcado mais um, em cobrança de tiro livre sem barreira. Jonas cobrou, buscando o ângulo e o goleiro espalmou para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Augusto chutou, o goleiro deu rebote e Jonas chutou encobrindo o goleiro, que estava no chão, marcando o terceiro da equipe de Santa Maria.
UFSM/Evolução 5×2 Sapucaiense
Precisando vencer, a UFSM/Evolução foi para cima e, logo no primeiro minuto, Dudu chutou cruzado para fora. Um minuto depois, Dudu recebeu na direita, avançou e driblou o goleiro, antes de mandar a bola para a meta: Federal 1×0. O time da casa empatou após roubada de bola na quadra de ataque. Pouco depois, a arbitragem marcou pênalti para a Sapucaiense. Inácio acertou o canto e fez a defesa. A resposta veio rápido. E com um golaço. Dudu recebeu no círculo central e deu um toque de letra, passando pelo adversário. De frente para o gol, ele teve tranquilidade e rolou na saída do goleiro, fazendo UFSM/Evolução 2×1. O jogo passou por um período mais morno, até que Vinícius roubou a bola na metade da quadra e arriscou para o gol, raspando a trave. Em outra roubada de bola, João Pedro levou perigo, mas chutou para fora. No final do 1º tempo, Theo fez uma defesa importante e garantiu a vantagem para a Federal.
No início do segundo período, a equipe da casa empatou. Após disputa de bola na linha de fundo, ela sobrou para o jogador da Sapucaiense, que concluiu forte no ângulo: 2×2. Os guris treinados por Jonatan Dupin foram para cima. Após cobrança de lateral, a bola chegou a Dudu dentro da área. Na primeira, o chute tocou no marcador e voltou. Na segunda, ele conseguiu mandar para o gol: UFSM/Evolução 3×2. Pouco depois, Dudu aproveitou passe errado dos adversários e concluiu, acertando a trave.
Após um perde e ganha na quadra da Sapucaiense, a bola sobrou para Dudu, que chutou cruzado e marcou: Federal 4×2. O gol deu confiança aos guris. João Pedro e Jonas pressionaram a saída de bola e João Pedro recebeu na frente do goleiro, que defendeu. No rebote, com pouco ângulo, o próprio João Pedro mandou para as redes: UFSM/Evolução 5×2. Pouco depois, Jonas aproveitou outro passe errado e quase marcou mais um. A bola passou raspando a trave. Depois foi a vez da Federal errar um passe e o jogador do time adversário concluiu no travessão.
PATROCINADORES E APOIADORES:
Rede Sul Energia Solar
Dr, Caio Mendonça – Neurocirugia e tratamento da dor
Cirne Automóveis
Ecosanta
Academia Golfinhos
Henk
Oftalmocenter
Aquatez Dermatologia
Distribuidora Santa Lúcia
Perfil Metais
Relevante Instrumentação Cirúrgica
Escola de Educação Infantil Mamãe Coruja
Carniceria San Baldomero
Pelea Deportes y Bar
Gastro Centro
Cauzzo Mais
Quadra Cerrito
FONTE: Assessoria de imprensa/Saul Elias Pranke