Neste domingo (2), a nova equipe feminina da Federal estreia na primeira competição do ano, a Série Prata da Liga Sul-Riograndense. Este ano, a Federal uniu forças com o Dallas, forte e tradicional equipe da cidade no naipe feminino, para disputar competições locais e estaduais. Serão três confrontos neste final de semana: contra o San Lorenzo, de Ibirubá (às 10h20min), contra o AGEF, de São Gabriel (às 15h20min), e contra o Arena Liverpool, de Tupanciretã (às 18h20min). Os jogos serão realizados no ginásio Bonumazão.
O principal objetivo do ano é o Estadual Série Ouro da FGFS, que será disputado no segundo semestre, segundo o diretor e ex-treinador do Dallas William Tier. Antes disso, a equipe encara os primeiros desafios na Série Prata da Liga Sul-Riograndense e disputas locais, como o Municipal e a Superliga Pro, entre outros torneios. Sobre a parceria, William afirma que “tem tudo para ser um sucesso, pois reúne duas equipes já consolidadas no cenário municipal e regional”. Ele comenta que é muito gratificante colaborar com o crescimento das atletas através do ensino do esporte e que espera colher bons frutos dessa união entre as duas equipes.
Sobre a preparação realizada até aqui, Tier comenta:
– Está indo muito bem. Treinamos há cerca de dois meses e, infelizmente, interrompemos a sequência de treinamentos por conta da catástrofe climática. Mesmo assim, estamos bem preparados. Será uma competição muito difícil e esperamos sair vitoriosos.
No domingo, das quatro equipes que entrarão em quadra em Tupanciretã, três se classificam para a 2ª Fase, que será disputada ainda este mês. Caso a UFSM/Dallas fique na primeira colocação da chave, terá o direito de sediar um dos grupos da próxima fase. Ao total, são doze equipes na competição, divididas em três chaves.
William, embora continue na comissão técnica, foi substituído por Diozer Irajá na função de treinador da equipe nesta temporada. Nesta semana, o novo treinador terá dois amistosos de preparação. Um foi realizado na quarta-feira (29), quando as gurias venceram o Riograndense por 4×2, com gols de Bianca Mujica, Jéssica, Kariza e Gabriele Guerra. Hoje a noite, no ginásio da Escola Medianeira, o jogo-treino será contra o Valencia.