Supercopa do Brasil de Futsal 2026 tem cinco clubes confirmados e última vaga será definida em dezembro

A Supercopa do Brasil de Futsal 2026 começa a ganhar forma. A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) confirmou, nesta segunda-feira (1), que cinco clubes já estão garantidos na competição, marcada para ocorrer entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março, em cidade-sede ainda a ser anunciada. O campeão assegura vaga na Copa Libertadores de Futsal 2026.

A Supercopa reúne os campeões e vices do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, além do vencedor da Taça Brasil (Divisão Especial) e do campeão da Copa dos Campeões Regionais. Até o momento, estão classificados:

  • Atlético-PI – campeão do Campeonato Brasileiro de Futsal;
  • Chapecoense – terceira colocada do Brasileiro (herda a vaga após o vice Traipu conquistar a Taça Brasil);
  • Atlântico Erechim – campeão da Copa do Brasil;
  • Sorocaba Futsal – vice-campeão da Copa do Brasil;
  • Traipu – campeão da Taça Brasil.

A última vaga será definida entre os dias 17 e 19 de dezembro, em Foz do Iguaçu, na Copa dos Campeões Regionais. Disputam o posto: Joinville, Sartore-AP, Simão Dias-SE e Fidas Futsal.

Formato de disputa

A Supercopa será disputada inicialmente em dois grupos com três equipes cada. Os dois melhores avançam para as semifinais, realizadas em jogo único — assim como a decisão. O campeão representará o Brasil na Copa Libertadores de Futsal 2026.

O que vem pela frente

Fundada em 2016, a Supercopa já consagrou grandes clubes do cenário nacional. O maior campeão é o Magnus Futsal, com três títulos, enquanto o atual campeão é o Joinville, que venceu o Atlântico na prorrogação em 2025.

A Libertadores de Futsal, disputada desde 2002 pela CONMEBOL, reúne 12 equipes divididas em três grupos. Jaraguá e Carlos Barbosa são os maiores vencedores, com seis títulos cada. O atual campeão é o Peñarol, que superou o Magnus na final de 2025.

Com a definição da última vaga em dezembro, o cenário da Supercopa 2026 ficará completo, e a disputa promete ser uma das mais equilibradas dos últimos anos.