Fotos: Alison Figueira

Semifinalista do Campeonato Brasileiro de Futsal, Yeesco Futsal busca revolução na modalidade

Fundada em 2023, a Yeesco Futsal, de Carazinho (RS), é a equipe mais jovem entre os quatro semifinalistas do primeiro Campeonato Brasileiro de Futsal. Logo em seu ano de estreia, em parceria com outra agremiação da cidade – a Sercesa –, a Yeesco conquistou o título da Série Ouro Gaúcha, um dos campeonatos estaduais mais disputados do país.

Em 2024, o caminho das duas equipes se separou, e a Yeesco, com um dos maiores investimentos do futsal brasileiro, manteve a rota de sucesso. Tanto no Estadual quanto no Campeonato Brasileiro, a equipe vem alcançando resultados expressivos.

A campanha da Yeesco até as semifinais do Brasileirão foi marcada por garra e talento. Na primeira fase, o time terminou em quarto lugar no Grupo B, com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas em nove jogos. A equipe gaúcha balançou as redes 29 vezes e sofreu apenas 13 gols, destacando-se por seu poder ofensivo e defesa sólida.

Nas fases eliminatórias, a equipe demonstrou sua força. Nas oitavas de final, eliminou o Cruzeiro, um dos maiores projetos de futsal entre os clubes de futebol no Brasil. Nas quartas de final, enfrentou a Acel, uma das favoritas ao título, e, após uma emocionante batalha, garantiu a vaga nas penalidades. A equipe mostrou resiliência ao buscar o empate após estar perdendo por dois gols.

Ao todo, a Yeesco disputou 13 jogos no Brasileirão, marcando 39 gols, com uma média de três gols por partida e um aproveitamento de 60%. Entre os destaques individuais, estão o jovem ala Kassula, artilheiro do time com 8 gols, e o pivô Rick, que chegou na segunda fase e já soma 6 gols. Ambos são peças fundamentais para o sucesso da equipe.

Durante a temporada, o clube passou por uma importante mudança no comando técnico. O técnico Nuno foi substituído pelo experiente Sérgio Lacerda, multicampeão com diversos títulos nacionais e estaduais. Lacerda trouxe um novo ânimo para a equipe e é um dos pilares na busca pelo inédito título nacional.

A Yeesco não se destaca apenas dentro de quadra. Com uniformes inovadores e alta tecnologia, a equipe gaúcha chama a atenção pelo visual ousado e moderno, com sua vestimenta sendo produzida pela marca homônima ao clube, como nos projetos de futsal dos anos 90 e 2000 quando marcas fortes davam nomes às equipes.

Os uniformes são inspirados em esportes americanos como basquete e beisebol e desenvolvidos por estilistas contratadas especificamente para pensar o uniforme da equipe.

“Nosso objetivo como designers, juntamente com a diretoria do clube, sempre foi levar informação de moda para dentro do ginásio. Não só olhar para o que grandes clubes esportivos estão fazendo pelo mundo, mas para o universo da moda como um todo. Principalmente abusando de influências do streetwear. A tendência athleisure, já vem há algumas coleções ganhando força pelo mundo, e antecipamos esse design nos uniformes do time para que ele se destacasse em meio aos demais. Os uniformes principais e também o material de passeio são compostos por vários elementos que remetem ao beisebol e ao basquetebol, e que hoje ganharam as passarelas e ruas das semanas de moda pelo mundo”, explica Luana Michelli, estilista da Yeesco.

“Estamos começando uma revolução na modalidade”, afirma o presidente da equipe, Ruan Carlo Policeno, reforçando a ambição de consolidar a Yeesco no cenário do futsal brasileiro.

Nas semifinais, a Yeesco enfrentará o Apodi, do Rio Grande do Norte. As equipes já se enfrentaram na primeira fase, em um duelo equilibrado que terminou em 0 a 0. Agora, o palco será diferente: o Apodi mandará seu jogo em Mossoró (RN), enquanto a Yeesco jogará em Passo Fundo (RS), já que o Ginásio João Goulart, em Tapera, não atende à capacidade mínima exigida de três mil espectadores.

Determinada a fazer história no futsal brasileiro, a Yeesco segue investindo em estrutura e material humano, com o objetivo de se tornar a primeira equipe a levantar o troféu do Brasileirão.

Jogo de Ida: Sábado – 5 de outubro 10h – Yeesco x Apodi – Arena Clube Comercial, Passo Fundo (RS) Transmissão: Band (TV aberta) e CBFS e NSports no YouTube

Link YouTube – Jogo de Ida

Jogo de Volta: Sábado – 26 de outubro 10h – Apodi x Yeesco – Ginásio Pedro Ciarlini, Mossoró (RN) Transmissão: Band (TV aberta) e CBFS e NSports no YouTube

Link YouTube – Jogo de Volta

O Campeonato Brasileiro de Futsal é organizado pela CBFS e pela SportsHub, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Assaí, Sampel, Ampri, Quartzolit, XBri Pneus, KIA Brasil e Penalty, e apoio do Grupo Águia, Gol e Pallas Turismo.