A Seleção Brasileira de Futsal realizou na manhã desta terça-feira (27) um treino aberto para cerca de 300 crianças da rede pública municipal de ensino do Rio. A atividade foi realizada no Instituto Philippe Coutinho, na zona oeste do Rio.
A Seleção se prepara para a disputa da Copa do Mundo, que será realizada entre 14 de setembro e 6 de outubro no Uzbequistão. O Brasil, maior vencedor da história da competição e vai em busca do hexacampeonato.
O Encontro
As crianças observaram cada detalhe do treinamento, realizado no Instituto Philippe Coutinho, conhecido por seu trabalho em inclusão social e desenvolvimento por meio do esporte. A interação e a energia da garotada foram elogiadas pelo capitão da Seleção, Diego.
“Acho importante sentir essa energia boa da criançada aí. Nós já fomos crianças um dia também, nos espelhamos nos atletas, então a gente sabe a importância que tem esse momento e pra nós foi muito bom, né? Ter essa torcida maravilhosa. Foi muito bonito”, declarou Diego.
O gerente de seleções de Futsal da CBF, Lavoisier Freire, acredita que abrir o treino para essas crianças tem um impacto social importante. “Faz com que sonhem junto com a gente. A energia delas é importante para a nossa preparação para que a gente possa chegar na Copa do Mundo e transformar tudo isso em combustão para que a gente seja vitorioso.”
O evento também contou com a presença de ex-jogadores e treinadores renomados. O tetracampeão Bebeto elogiou a iniciativa, ressaltando o poder do esporte na inclusão social. “O futsal é uma ferramenta poderosíssima de inclusão social. Comecei jogando futsal e sou apaixonado pela modalidade. A presença de personalidades do futebol aqui demonstra o apoio e a visibilidade necessários para continuarmos sendo uma potência”, ressalta.
Ricardo Rocha, outro tetracampeão mundial que prestigiou o evento, destacou o papel fundamental do trabalho social. “A interação com as crianças é fundamental. A maioria dos atletas vem de origens humildes e se inspira na Seleção. É importante ver esses momentos de contato e inspiração”, analisa.
Impacto social
O Instituto, idealizado pelo jogador Philippe Coutinho, tem como missão promover a transformação socioeconômica de jovens pelo esporte, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Robson Tavares, gerente do Instituto, destacou a importância do evento. “É um momento que a gente fica muito feliz de receber a Seleção. Participar desse planejamento, do treinamento, é algo que conecta bastante os alunos da rede municipal.”
Tavares também explicou sobre o funcionamento do Instituto. “Vamos atender mil crianças com futsal e handball. A ideia é fazer um trabalho voltado para o futsal, criando um público novo na região. Embora tenha dado trabalho, a colaboração da Secretaria de Educação e da Seleção tornou tudo possível. É muito gratificante ver momentos como este”, explica