Hospedada em hotel na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira de Futsal assistiu a uma palestra ministrada pelo árbitro Gean Coelho Telles. Integrante do quadro da FIFA, o profissional repassou aos jogadores e comissão técnica informações sobre as regras e inovações presentes na Copa do Mundo da Lituânia.
Um dos temas abordados durante a palestra foi o uso do VAR, que será utilizado pela primeira vez na história em uma partida oficial da Seleção Brasileira neste Mundial. O sistema, que já tem sido utilizado em algumas competições europeias, ainda está passando por testes de implementação pela FIFA.
Coordenador de Futsal da CBF, Lavoisier Freire exaltou a presença de um árbitro FIFA disposto a esclarecer quaisquer dúvidas para a delegação.
“A vinda de um árbitro FIFA, no caso o Gean, foi uma ação muito assertiva da CBF. Porque muitos atletas aqui não tinham se dado conta do quanto a regra esse ano havia modificado. Ela mudou em algumas ações. Se não me engano, já é a segunda vez (esse ano) que ela sofre mudanças. Então essa atualização foi de extrema importância, tanto para os jogadores quanto para a comissão técnica”, destacou Lavoisier, antes de discorrer sobre o uso do VAR.