O São José Futsal/Atleta Cidadão é o grande campeão da Taça São Paulo Sub-20. Jogando no Ginásio do Tênis Clube, na noite da última quinta-feira (25), a equipe joseense bateu o Corinthians por 2×1 e ficou com o título de maneira inédita e de forma invicta.
Os gols da partida foram marcados por Diadema e Dudu. Foi a primeira conquista da competição pela equipe joseense, que já havia chego a decisão nos últimos dois anos, mas ficado com o vice do torneio.
Com mais de 1500 pessoas no Tênis Clube, a partida começou nervosa, com a equipe joseense tendo as melhores chances da primeira etapa, mas sem conseguir passar a parede alvinegra. Do outro lado, o Corinthians tinha um pouco mais de posse de bola, mas não conseguia converter isso em finalização e, com isso, a primeira etapa terminou empatada em 0x0.
No segundo tempo, tudo mudou. Logo na saída de bola, a equipe joseense trocou passes por exatos 5 segundos, até a bola chegar aos pés do goleiro Murilo, que de primeira lançou ao ataque e Vini Diadema subiu livre, se antecipando ao goleiro Koji que saia pra tentar cortar, mas só viu a bola ir morrer lentamente dentro do gol: São José 1×0.
A partir daí o jogo ficou mais pegado. O Corinthians partiu pro ataque em busca do empate, mas a equipe joseense, melhor postada em quadra, não deixava o time visitante finalizar com liberdade e, quando tinha a posse de bola, tocava com rapidez e precisão, chegando ao ataque com mais perigo.
A tática foi dando certo aos poucos até que, quando faltavam 5:23 para o fim, melhor em quadra, a equipe joseense conseguiu o segundo gol.
Na ala direita, Matheusinho recuou até Diadema que, de primeira, encontrou Zuppi na quadra de ataque. O camisa 71 acabou derrubado, mas no chão ainda lutou e conseguiu dar o passe de calcanhar para Dudu, que brigou por ela e devolveu para Matheusinho na ala.
O camisa 99 recebeu marcado por dois atletas adversários, gingou em cima da bola e deixou os rivais na saudade, indo até a linha de fundo e cruzando baixo. Dudu se antecipou no primeiro poste e mandou pra dentro, explodindo o público no Tênis Clube: São José 2×0.
A equipe visitante, após isso, apostou no goleiro linha e teve mais posse de bola. O time joseense se segurou bem, mostrando a força da defesa menos vazada, mas quando faltavam pouco mais de 1 minuto para o fim, Vini Silva conseguiu vencer o goleiro Murilo e diminuir o contador: 2×1.
Mas nada que atrapalhasse a vitória e o título joseense. Fim de jogo: São José 2×1 Corinthians e o título inédito ficou em São José dos Campos. Agora a equipe comandada pelo treinador Raphael “Carioca” Lima volta à quadra pelo Campeonato Paulista, que já está em andamento.
Para o título, o time joseense disputou seis jogos, conquistando seis vitórias. Foram 37 gols marcados e apenas 5 gols sofridos. Na campanha, o time joseense venceu a LISFUTS de São Sebastião por 6×0 na estreia, folgando na segunda rodada e voltando na terceira, vencendo a AABB fora de casa por 1×4.
De volta a casa, na quarta rodada o São José goleou o Instituto Ello/Guarujá por 9×1 e, na última rodada da primeira fase, goleou a AA Botucatuense fora de casa por 1×10. Antes da final, ainda goleou o CATS Taboão na semifinal, em casa, por 6×1.