Pró-Esporte apoia futsal em Lajeado com investimento no social, na base e no profissional

A Associação Lajeado de Futsal (ALAF), clube fundado em 2006, está com três projetos distintos em execução financiados pelo Programa Pró-Esporte-RS da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL). Com o apoio do governo do Estado, a equipe adulta masculina, a categoria Sub-17 e o projeto social da ALAF estão em atividade concomitante em 2025.

Equipe adulta masculina:

O time principal de futsal do clube tem sua temporada deste ano viabilizada pelo financiamento do Pró-Esporte. Aprovado na categoria Rendimento, o projeto contempla a participação da equipe no Gauchão de Futsal – Série B 2025, além da disputa da Taça Farroupilha – Região Central, ambas organizadas pela Liga Gaúcha de Futsal.
O apoio do governo do Estado garante a manutenção e o fortalecimento da estrutura profissional do time ao longo da temporada, como custos com comissão técnica, aquisição de materiais esportivos e alimentação dos atletas. Com esse investimento, a ALAF busca não apenas ter um bom desempenho esportivo, mas também fortalecer sua identidade na região, mobilizando torcedores e patrocinadores em torno do futsal no Vale do Taquari.

Categorias de base:

O projeto ALAF Base 2025 busca consolidar uma categoria de base técnica, sólida e duradoura, revelando talentos e oferecendo oportunidades para jovens que sonham em construir uma trajetória no esporte. Contemplado na linha Formação e Desenvolvimento de Talentos do Pró-Esporte, o ALAF Base 2025 tem como foco oferecer condições ideais de treinamento, competição e evolução técnica para vinte jovens atletas.

O destaque é a categoria Sub-17, que disputa o principal torneio da modalidade no estado: o Gauchão de Futsal Sub-17, organizado pela Liga Gaúcha de Futsal. Com treinos semanais e uma metodologia pedagógica voltada à formação integral, o ALAF Base 2025 busca não apenas o desempenho competitivo, mas também o desenvolvimento físico e social dos atletas.

Projeto Lajeado Social:

O Projeto Lajeado Social da ALAF tem o objetivo de impactar diretamente a vida de 45 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, que frequentam escolas públicas do bairro Santo Antônio, um dos mais populosos e desafiadores de Lajeado. A região é reconhecida como prioritária pelo programa RS Seguro do governo do Estado, que identifica e atua com foco territorial em áreas com indicadores de maior criminalidade e vulnerabilidade socioeconômica.
Em execução até outubro desse ano, o projeto oferece aulas semanais de futsal para os jovens com uma equipe técnica qualificada, além do oferecimento de um lanche completo em todas as atividades.

As inscrições são feitas nas escolas, com a participação das equipes de cada uma delas, garantindo uma seleção justa dos beneficiários. A proposta contempla a criação de uma estrutura completa com uniformes, bolas, calçados adequados, mochilas e até mesmo alimentação diária após os treinos — um cuidado fundamental para crianças que, muitas vezes, enfrentam a insegurança alimentar no dia a dia.

O presidente da ALAF, Alexandre Heisler, afirma que o Pró-Esporte é fundamental para a instituição e para as pessoas envolvidas, sejam elas profissionais ou crianças: “Para o Rendimento, o financiamento nos traz uma maior profissionalização; na Base, nos fortalece como reveladores de talentos que até então não tinham oportunidade; e no Social, o Pró-Esporte tem uma importância fundamental para podermos oferecer um aprendizado esportivo organizado, de inclusão social, de convivência em grupo para as crianças de menor poder aquisitivo, de bairros mais vulneráveis,” complementa Heisler.

O assessor técnico do Departamento de Fomento da SEL Rogério Cruz visitou a ALAF em junho e em julho para conferir as atividades desenvolvidas pelo projeto, bem como a adequação em relação ao uso da marca Pró-Esporte nos uniformes, banners e demais materiais de divulgação.