Fotos: David De Maida

Parceiro de Falcão no futsal projeta Elite Round da Champions League

O brasileiro, Dian Luka, do Meta Catania, da Itália, está classificado para a fase Elite Round da UEFA Champions League, que irá ocorrer entre os dias 26 e 30 de novembro. Aos 34 anos, esta é a primeira vez que o ala disputa a competição europeia.

“É uma honra muito grande para mim poder chegar a essa etapa da competição, ainda mais sendo a minha primeira experiência na Champions League. Sabemos que vamos nos deparar com jogos muito difíceis pela frente, afinal estamos falando do mais alto nível do futsal europeu, mas estamos confiantes e vamos buscar dar o máximo por uma vaga na próxima fase”, comentou.

Filho de um ex-jogador profissional de futsal, Dian Luka nasceu na cidade de Guarapuava, no Paraná, e desde pequeno buscou seguir os passos do pai. Aos 14 anos, se mudou para Erechim-RS, onde jogou por dois anos no Yeesco Sercesa. Porém, sua carreira veio a alavancar em 2006, quando se transferiu para o Jaraguá.

Dian Luka chegou ao clube com 16 anos de idade e logo se deparou com um elenco recheado de craques, uma estrutura de alto padrão, além de uma cidade que, segundo ele, “respirava o futsal”. Desde então, pôde conviver e jogar com alguns grandes nomes do futsal brasileiro, tais como: Falcão, Tiago, Lenísio, Ari, entre outros.

Ainda muito jovem, o ala conquistou diversos títulos pelo Jaraguá, como a Liga Nacional de Futsal de 2008 e 2010, dentre os principais. Além disso, recebeu sua primeira convocação para a seleção brasileira. Vestindo a camisa da amarelinha, foi campeão do Campeonato Sul-Americano Sub-20, em 2010.

Cerca de sete anos depois, após passagens por São Paulo-Marília e JEC Krona, Dian Luka acertou sua transferência para o Velho Continente, iniciando assim sua trajetória no futsal internacional. De lá para cá, defendeu o Zaragoza, na Espanha, e o Kaos, Sandro Abate, Napoli, Real San Giuseppe e Meta Catania, na Itália.

Atualmente, soma mais de oito temporadas na Europa, onde conquistou uma Copa da Divisão (2017/2018), uma Copa Itália (2022/2023) e um Campeonato Italiano (2023/2024). Seu contrato com o Meta Catania é válido até o ano de 2026.