A decisão da Liga Nacional de Futsal proporcionou um grande espetáculo para as 4 mil pessoas que lotaram o Ginásio Alcides Pan, em Toledo (PR), e para toda audiência das transmissões para LNF TV, SporTV e TV Globo (em rede nacional). A virada do Atlântico (RS), no final do jogo, proporcionou grandes emoções e o título inédito para os gaúchos.
Em um jogo muito equilibrado, o Joinville (SC) saiu na frente, ainda no primeiro tempo, com gol de Roni, aproveitando o rebote do goleiro João Paulo.
Ambas as equipes construíram boas chances de ampliar o placar, porém o jogo só foi decidido no último minuto. Faltando 30 segundos, Willian Boat, como goleiro linha, empatou a partida. O gol da virada dos gaúchos foi marcado quando faltavam apenas 9 segundos para o final do jogo. Neguinho escorou a bola para o gol, depois do chute cruzado de Rick, e marcou o gol do título.
Pela primeira vez na história, o Atlântico de Erechim se torna campeão da LNF. O título da competição volta ao Rio Grande do Sul, depois de 8 anos. A última conquista de um clube gaúcho havia sido em 2015, com a ACBF.