Marquinhos Xavier analisa preparação do Brasil antes do Mundial

Nesta quinta-feira (15), a Seleção Brasileira de Futsal chegou em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, local onde dará sequência à preparação para a Copa do Mundo. A equipe está concentrada desde domingo (11), e terá atividades até o dia 2 de setembro, quando embarca para o Uzbequistão, sede do Mundial. O treinador Marquinhos Xavier comentou sobre o extenso período de treinamentos, reforçando a importância do comprometimento dos atletas.

“Para um treinador o período nunca é longo. Na realidade, sempre achamos que falta tempo, porque são muitas coisas que precisam ser treinadas. Mas esse período é especial porque temos o controle sobre toda a preparação do atleta, o descanso, a alimentação e o treinamento. A gente tem aproveitado da melhor forma possível, intercalando entre trabalhos físicos, técnicos, avaliações e também, como eu mencionei, o controle do descanso”, explicou.

Após passar por treinamentos em Teresópolis, Nova Friburgo e no Rio de Janeiro, o Brasil finaliza a preparação já no Uzbequistão, com dois amistosos com a seleção da casa. Os jogos serão nos dias 6 e 8, já no país do Mundial. Para Marquinhos, esses jogos serão importantes para consolidar o que foi treinado e também para a adaptação dos atletas no país sede do Mundial.

“Esses amistosos têm uma importância dupla. A primeira é técnica, porque a equipe pode jogar e experienciar o que foi trabalhado, se o que treinamos está funcionando durante os jogos. E também o aspecto prático, porque a gente estima muitas coisas na parte teórica e no dia a dia de treinamento, mas o jogo não é um simulador. O jogo é o que há de maior quando a gente vai para uma competição. Então esses jogos nos darão um feedback muito mais real do que qualquer outra simulação que a gente possa fazer durante os treinamentos”, disse.

“A segunda coisa importante é a adaptação. Quando a gente definiu que iríamos finalizar a preparação no próprio Uzbequistão, a convite da equipe local, retribuindo, inclusive, uma vinda deles ao Brasil, pensamos no fuso-horário, alimentação, sono, em todas essas questões fisiológicas e nutricionais que envolvem também a performance do atleta, então eu acho que a gente ganha nesses aspectos e isso é fundamental”, completou.

A estreia da Seleção Brasileira será no dia estreia no dia 14 de setembro (sábado), às 9h30 (de Brasília), contra Cuba. No dia 17 (terça), enfrenta a Croácia, ao meio-dia (de Brasília). A equipe encerra a primeira fase com um duelo diante da Tailândia, no dia 20 de setembro (sexta-feira), às 9h30 (de Brasília). O Brasil ficará concentrado na cidade de Bukhara.