O início do inverno e a consequente queda de temperaturas pelo país, principalmente na região sul, mobiliza todas as comunidades. A LNF não poderia agir diferente e participou da Campanha do Agasalho, convidando as 24 equipes do campeonato para contar com seus torcedores nesse momento. A resposta veio entre a 8ª e a 11ª rodada da LNF mrJack.bet 2023. Ao todo, mais de mil peças foram arrecadadas, além de alimentos que também foram coletados para ajudar quem mais precisa.
É tradição em determinados locais a adesão à campanha. Solidariedade e empatia estão presentes na comunidade do futsal, em que boa parte dos clubes conhece bem a realidade de cidades menores. Também por isso, alguns clubes têm relação com instituições locais para onde as doações são destinadas.
O Atlântico arrecadou 256 peças de roupas, doadas para a Campanha do Agasalho de Erechim, promovida pela Prefeitura da cidade. Também no Sul, a Assoeva entregou sua doação para Igreja Ministério Mia. Em Belo Horizonte, o Minas amealhou 176 peças de roupas, todas elas doadas para as instituições auxiliadas pelo Minas Social. O São José reuniu 34 peças de roupas e 150kg de alimentos, doadas para o Fundo Social de São José dos Campos. No Santo André Intelli foram 58 peças arrecadadas em uma única partida. O Pato convocou seus torcedores que responderam doando alimentos e agasalhos para a APAE.
Em Santa Catarina, 400 peças de roupas foram doadas pelo Tubarão para STAN (Associação Tubaronense de Apoio às Famílias). Em São Lourenço do Sul, o time de casa também se mobilizou para colaborar. A entidade escolhida foi o Grupo Jovem Vida. Foram arrecadadas mais de 150 peças de roupas. Quem representou a equipe e efetuou a entrega foi o supervisor técnico, Antônio Mello. “Esta foi uma das ações sociais realizadas pela nossa equipe, a exemplo de muitas outras envolvendo outras entidades. Nosso trabalho quanto clube vai muito além das quatro linhas da quadra e isso nos motiva a trabalhar ainda mais para a comunidade”, disse ele. Jaraguá e Joinville também arrecadaram alimentos e roupas para ajudar entidades de suas respectivas cidades.
A Campanha do Agasalho novamente foi um sucesso. Fora o fato de despertar a solidariedade no momento de dificuldade, passar uma roupa adiante promove a sustentabilidade dando maior tempo de vida à peça e ajudando quem mais precisa. A LNF agradece a participação dos clubes e suas torcidas.