A diretoria do Lagoa Esporte Clube confirmou a sua participação na primeira edição do Campeonato Brasileiro de Ligas. A competição deverá ser disputada, pela primeira vez, no mês de novembro deste ano de 2023.
Segundo o presidente da equipe, Edeivison Vigo, as equipes vinham cobrando das entidades a organização de uma competição à nível nacional. O dirigente confirmou que a oficialização do convite aconteceu em virtude da terceira colocação no Gauchão de 2022. As atuais campeã e vice da competição, ACBF e Atlântico – respectivamente, abriram mão da disputa, em função da possibilidade de estarem na disputa dos playoffs na Liga Nacional de Futsal.
O Campeonato Brasileiro de Ligas deverá acontecer de forma sediada em Macapá, no estado do Amapá, em uma fórmula semelhante a Supertaça Farroupilha. Serão 12 equipes, representantes de 11 estados brasileiros. A diretoria do time de Lagoa Vermelha está em busca de ampliar a sua arrecadação para custear um valor aproximado de R$ 50 mil a mais em seu orçamento, apenas para a participação na competição.
Ainda não estão oficializadas todas as equipes que participarão da disputa. O congresso técnico deverá acontecer no mês de outubro. Até lá, as Ligas ainda tem prazo para a oficialização das equipes participantes.