O Lages Futsal conquistou o título inédito do Campeonato Catarinense 1ª Divisão neste sábado (16 de dezembro), fora de casa. A equipe comandada pelo treinador Juninho Madruga, venceu Cunha Porã por 2 a 1, de virada, e ficou com o título e a vaga na Copa Sul 2024.
O duelo não foi fácil, o Lages já havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 e precisava apenas de um empate para ficar com a taça. No confronto de volta, a equipe lageana virou para cima de Cunha Porã com gols de João Urmann e Léozinho.
A campanha lageana até a conquista estadual foi impecável, na primeira fase, foram 11 vitórias, um empate e apenas quatro derrotas em 16 jogos. No mata-mata, o time manteve a mesma regularidade e conquistou seis vitórias, um empate e uma derrota nos oito confrontos com ida e volta da fase eliminatória.
O Lages Futsal coroou com o título estadual, uma temporada brilhante. A equipe chegou em quatro finais dos cinco torneios disputados e conquistou três títulos, a fase microrregional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), os Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) e agora o título estadual.
O Jogo
O Lages Futsal iniciou a partida pressionando o adversário, trabalhava bem a bola e chegava com perigo ao gol de Cunha Porã, mas esbarrava nas boas defesas do goleiro Bruno. Aos dez minutos, a equipe lageana levou dois sustos com uma bola no travessão e uma trave. Na terceira chance, o time da casa não perdoou. Léo com um chute rasteiro surpreendeu o goleiro Eric e abriu o placar.
O Lages não sentiu o gol sofrido e continuou com a mesma postura na partida. Aos 17, veio o empate. João Urmann carregou a bola desde a quadra de defesa, se livrou da marcação e encheu o pé para deixar tudo igual.
A etapa final começou movimentada, o Lages voltou do vestiário atacando Cunha Porã e quase virou o jogo em duas oportunidades com Jean Galvani, mas Bruno impediu a virada lageana. Ao decorrer na partida, o mandante foi equilibrando as ações do jogo.
A partir dos dez minutos, Cunha Porã adiantou a marcação e adotou uma postura mais ofensiva, já que o empate garantia o título ao Lages, porém a equipe visitante se portava bem defensivamente e impedia as investidas do time do Oeste.
Aos 17, em uma roubada de bola, Léozinho se livrou de dois marcadores e encheu o pé de fora da área para virar o jogo. Com a desvantagem, Cunha Porã optou por jogar com goleiro linha, mas não conseguiu converter em gols as oportunidades em gols e o título do estado ficou com o Lages Futsal.