Desde o início do primeiro jogo da noite o Ginásio Municipal Nelson Ludwig de Cândido Godói já estava totalmente lotado pelo público da região. Tudo isso para acompanhar as finais da 11ª Taça Pomar/Terra dos Gêmeos de Futsal, disputadas na sexta-feira, 25 de fevereiro.
O movimento era tanto que, mesmo antes da bola rolar, o entorno do ginásio já se encontrava tomado pelos veículos que, com exceção do espaço reservado à ambulância, disputavam os demais lugares para estacionar. No começo da primeira partida o estacionamento já havia se expandido para diversas ruas próximas ao local das partidas.
Foi com essa atmosfera que ocorreram os jogos da noite, com Cresol/ABF Futsal (Santo Cristo) x Caxias/Pier 307/Posto Berwanger (Campina das Missões) abrindo a rodada pela categoria Sub 18. Em um jogo que teve poucas alterações no placar na maior parte do tempo, o Caxias, que estava ganhando por apenas 1×0, deslanchou nos minutos finais, garantindo o título com goleada de 5×0.
Na segunda partida da noite, pela categoria Veteranos, tivemos o jogo entre Revelação/Krammer Terraplanagem (Cerro Largo) e Dom João Futsal (Santo Ângelo). Com mais volume de jogo, o Revelação abriu 3×0 de vantagem. O Dom João chegou a descontar no final do jogo, com goleiro linha, mas o placar final ficou em 3×1 para o time de Cerro Largo.
No penúltimo jogo o público conferiu mais uma grande partida, desta vez pela categoria Feminino Livre, com Daéfe Tur/Cresol (Campina das Missões) x Parceria SPM/Fisioterapeuta Daiane Zwirtes (São Paulo das Missões). Apesar de bem disputada, a partida teve gols apenas de um lado, com o representante de Campina das Missões vencendo por 3×0.
Fechando a noite de jogos, Operário FC (São Paulo das Missões) e Águia Azul/Atlético HFC (Roque Gonzales) fizeram a última e tão aguardada partida pela final da categoria Masculino Livre. Contando com um bom conjunto e a qualidade do artilheiro da categoria, Zezinho, o Operário abriu 3×0 no escore. Com o jogo se encaminhando para o final, o Águia Azul descontou e ainda teve a oportunidade de encostar com cobrança de tiro livre, mas o chute foi pra fora. O Operário não perdoou e fechou a conta marcando mais um. Fim de jogo: 4×1.
- Resultados das finais
Cresol/ABF Futsal 0 X 5 Caxias/Pier 307/Posto Berwanger (Sub 18)
Revelação/Krammer Terraplanagem 3 X 1 Dom João Futsal (Veteranos)
Daéfe Tur/Cresol 3 X 0 Parceria SPM/Fisioterapeuta Daiane Zwirtes (Feminino)
Águia Azul/Atlético HFC 1 X 4 Operário FC (Masculino Livre)
Ao final dos jogos, foram premiados os campeões e destaques da competição:
- Artilheiros:
Murilo da Silva Sousa, 8 gols (Sub 18)
Jarbas da Silva Melo, 9 gols (Veteranos)
Bruna Carolina Oliveira Caetano, 9 gols (Feminino Livre)
José Eduardo “Zezinho” Beck Pereira, 16 gols (Masculino Livre) - Goleiros menos vazados:
Vinicius Andrzejewski, 15 gols sofridos em 6 jogos (Sub 18)
Paulo Rogério Miranda, 12 gols sofridos em 6 jogos (Veteranos)
Joice Bohn, 2 gols sofridos em 5 jogos (Feminino Livre)
Jean Cassius Werle, 7 gols sofridos em 7 jogos (Masculino Livre) - Atletas destaque:
Silvio Júnior Goldschmidt (Sub 18)
Alessandro “Kiko” Damião Makvitz (Veteranos)
Bruna Carolina Oliveira Caetano (Feminino Livre)
José Eduardo “Zezinho” Beck Pereira (Masculino Livre)
Organizada pelo CMD de Cândido Godói, a 11ª Taça Pomar teve sucesso em todas as suas propostas, de entretenimento, revitalização da prática do esporte e divulgação do trabalho do CMD. Com organização e disciplina, foi possível superar as dificuldades impostas pela pandemia e receber o público com todos os cuidados e organização necessários.
A 11ª Taça Pomar/Terra dos Gêmeos de Futsal contou com o patrocínio das empresas Banrisul, CFC DL, Cometa Ferragens e Ferramentas, Cresol, Lojas Becker, KF Industrial e Kraft Haus Engenharia e Construções. Apoio: Rádio Ativa FM, Rádio Gêmeos FM, Jornal A Gazeta do Povo, Secretaria Municipal da Saúde de Cândido Godói e Brigada Militar.
Texto e fotos: Genaro Caetano