Futsal Social da UJR mantém alunos ativos no período de férias escolares

O projeto Futsal Social, da União Jovem do Rincão (UJR), mantém de forma ininterrupta suas atividades nos meses de janeiro e fevereiro, durante o período de férias escolares. A iniciativa, que completa 22 anos em 2026, atende cerca de 660 crianças e adolescentes em seis núcleos localizados em áreas periféricas de Novo Hamburgo, utilizando o esporte como ferramenta para o desenvolvimento humano.

“A continuidade do projeto no período de férias escolares é importante para manter os vínculos, as relações, a convivência e a prática esportiva saudável. Nesse período, os alunos estão com menos atividades formais e encontram no projeto, mais do que nunca, um ambiente de acolhimento”, explica o supervisor do projeto, Maicon Flores.

Cristine Follmer, mãe da aluna Liane, do núcleo do bairro Roselândia, vê com bons olhos a continuidade do projeto e elogia a iniciativa. “Ter este projeto nas férias é muito importante, pois faz com que as crianças, mesmo não tendo aulas na escola, se mantenham ativas, concentradas, com objetivos, fora das telas, fazendo e fortalecendo amizades”, destaca.

Além disso, a mãe ressalta pontos que impactaram sua percepção sobre o projeto. “Nas aulas, a Liane aprende a lidar com as diferenças, que no jogo podemos ganhar e perder, e que errar e acertar faz parte — e isso se reflete em todos os aspectos da vida”, pontua.

Sobre o projeto

As ações ocorrem desde 2004, por meio de uma parceria entre a UJR Futsal e a Universidade Feevale, com apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo. Desde 2012, conta com apoio e/ou patrocínio de empresas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. Atualmente, a UJR executa a 14ª edição do projeto, com patrocínio de Banrisul Cartões/Vero, Tintas Killing, Unique, Sulgás, Apta, SLC Agrícola, Rissul, Tacosola, Calçados Pegada, BRDE, Usaflex, Calçados Wirth, Nutrire, Veja, Openfield e Tecnocal.

A equipe multidisciplinar, composta por profissionais de educação física, serviço social, nutrição, comunicação e psicologia, atua no fortalecimento da autonomia e no desenvolvimento de valores e habilidades fundamentais para uma convivência baseada no respeito às diferenças e em atitudes em prol da coletividade.

FONTE: Felipe Schwartzhaupt / Assessoria de Imprensa