Empate nos últimos segundos e um ponto conquistado em Jaguari

Sabe aquele empate com sabor de vitória? Para a UFSM Futsal foi isso o que aconteceu neste sábado em Jaguari. Apesar de abrir o placar no primeiro tempo, a Federal chegou a estar perdendo por 3×1. E o empate heroico surgiu faltando dois segundos para o apito final. O 3×3 da noite de ontem foi uma prévia do que a torcida santa-mariense verá no próximo sábado, quando as equipes voltam a se enfrentar em jogo da 11ª rodada.

A UFSM abriu o placar aos 7 min 30s do 1º tempo com Pepo, após receber passe do goleiro Edinho e passar pelo marcador na ala esquerda. Jean Ramos empatou o jogo pouco antes do intervalo. Na segunda etapa, Léozinho virou o placar aos 8 min 40s e Tcherlo ampliou a vantagem dos mandantes aos 13 min 14s. Nos minutos finais, com uso do goleiro linha, a Federal chegou a igualdade. Aos 17 min 17s, Tito cobrou escanteio rapidamente para Pepo, que fez um golaço. E faltando dois segundos para o término do jogo, Mateus arriscou da própria quadra e Thales desviou para o gol.

O técnico Gabriel Pranke afirmou que a semana foi bem difícil e que os desfalques, que foram aumentando no decorrer dos dias, prejudicaram a preparação. Apesar disso, ele considerou um bom resultado e gostou da atuação da equipe:

– Viemos com oito jogadores de linha, conseguimos desempenhar um belo futsal e jogamos uma partida muito aguerrida, muito complexa, contra uma equipe que tem muita qualidade e jogadores muito rodados. O empenho e a força do nosso grupo foram fundamentais para conseguir esse ponto que será muito importante na nossa classificação.

O ala Pepo, autor dos dois primeiros gols da UFSM, ressaltou as dificuldades enfrentadas pelo time, desde a quadra menor, a qualidade do adversário e os desfalques da própria equipe. “Jogo muito complicado, já sabíamos disso, Fico feliz pelos gols e pela atuação da equipe. O empate no final tem sempre um gostinho bom”, declarou ele. Assim como o treinador, o jogador também comentou sobre os desfalques e a força do grupo de atletas: “É uma competição longa, tem lesões, suspensões, e todo mundo vai ter o seu espaço. Todos que entraram hoje, deram o máximo e foram muito bem”.

O resultado coloca a Federal na segunda colocação do grupo, com 16 pontos, um a mais que a Sercesa, de Carazinho (que tem um jogo a mais). O Atlântico, que ontem venceu a ATF, em Pelotas, segue na liderança, agora com 21 pontos. Com o ponto conquistado ontem, a classificação da UFSM para o mata-mata pode ser garantida matematicamente com uma vitória no próximo sábado, o que aumenta a importância do confronto de volta contra Jaguari.

“Será mais um jogo difícil, embora seja na nossa casa. Precisamos trabalhar bem essa semana”, afirmou Pranke. Ele também enfatizou a palavra acreditar, que esteve em voga no vestiário após o jogo, dizendo que é necessário acreditar no trabalho e que é assim que o time vai buscar coisas maiores.