Na última sexta-feira (13), a Futsal Planet – veículo que possui reconhecimento da FIFA – elegeu o melhor atleta do mundo de futsal na temporada 2023. A premiação ficou com o brasileiro Pito, de 32 anos. Além dele, outros três brasileiros foram indicados e estiveram entre os 10 melhores do mundo, sendo eles: Charuto (Magnus), Gustavinho (Cascavel) e Richard (Atlântico Erechim).
Dos quatro nomes brasileiros indicados, um deles foi o grande destaque da modalidade atuando no Brasil: o de Richard Victor Murilo da Silva. Nascido em Recife. Richard deu seus primeiros passos como jogador nas quadras de futsal do Sport, aos cinco anos de idade. Lá, permaneceu até os 17 anos, antes de ir para o Palmeiras e tentar a transição para o campo.
Sem sucesso no futebol, Richard decidiu seguir carreira nas quadras, atuando por Marreco e Jaraguá, antes de se transferir ao Carlos Barbosa, em 2020. No sul do país, o ala fez duas temporadas de destaque, em 2021 e 2022, com 12 gols marcados em 23 jogos e 11 gols marcados em 23 jogos, respectivamente. Ele também conquistou dois títulos pelo clube, o da Liga Gaúcha (2021) e o do Gaúchão (2022). As boas atuações chamaram a atenção do Clube Esportivo e Recreativo Atlântico, de Erechim, que definiu sua contratação para a temporada 2023.
Desde então, Richard vive o auge da sua carreira. Já são 69 gols marcados em 86 jogos com a camisa do Atlântico, além do título da Liga Nacional de Futsal – onde foi o artilheiro e craque do torneio – e da SuperLiga Gazin. Durante o período, também foi convocado pela Seleção Brasileira de futsal.
Pelo Atlântico, Richard disputará, nos próximos dia 22 e 29, a final da Copa do Brasil da modalidade. A decisão será diante do Fortaleza, com o primeiro jogo marcado para a cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, e o segundo em Fortaleza, no Ceará.
Assessor responsável: Lucas Pedroso